Filme sobre Deífilo Gurgel é lançado em Natal e em Rede Nacional de Televisão

alumbramentos

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Com o objetivo de preservar e difundir a memória das tradições do Rio Grande do Norte, dando visibilidade a vida e obra de Deífilo Gurgel e a grupos folclóricos do RN, o documentário biográfico, com 20 minutos de duração, conta fatos da cronologia do folclorista Deífilo Gurgel. O curta é dirigido pela jornalista Érica Lima em parceria com a cineasta Fernanda Gurgel, e com direção de fotografia do documentarista Alexandre Santos. Alumbramentos é um convite para o espectador deslumbrar-se com a riqueza da nossa cultura popular.

Deífilo agrega em torno de si inúmeras histórias afluentes dos artistas, familiares e amigos. A equipe refez alguns passos do folclorista, visitou os grupos Boi Calemba Pintadinho e Pastoril Dona Joaquina, o Grupo Chegança, e a Nau Catarineta de Canguaretama. Além do grupo Congos de Calçolas da Vila de Ponta Negra. Fernanda Gurgel que é sobrinha de Deífilo, conduz uma inédita entrevista que fez com o seu tio, gravada no ano de 2011 e somente revelada agora em “Alumbramentos” que narra a história em um constante diálogo entre passado e presente. As gravações aconteceram no Rio Grande do Norte nos municípios de Natal, Mossoró, Caraúbas, Canguaretama e São Gonçalo do Amarante.

O documentário conta com recursos de acessibilidade comunicacional com a inclusão de LIBRAS e AUDIODESCRIÇÃO e chama a atenção para algumas particularidades da cultura popular do RN partindo da premissa de que desde que descobriu a paixão pelo folclore, Deífilo viajou pelo estado incessantemente e essa foi a forma como acabou por se dedicar por sua terra e sua cultura, descobrindo nomes como o do coquista Chico Antônio e da romanceira Dona Militana. Érica Lima acredita que esta ação preenche uma lacuna existente em obras audiovisuais que tenham como tema a cultura popular potiguar ao mesmo tempo que presta uma justa homenagem a um dos grandes folcloristas do Brasil. A jornalista destaca: “O lançamento e a circulação deste documentário será um instrumento de reconhecimento e valorização da nossa cultura popular.”

O curta será também um recurso didático a ser utilizado nas instituições de ensino do RN e do Brasil. Desta forma, o filme será exibido em primeira mão, nos dias 25, 26, 27 e 28 de novembro, em quatro escolas municipais da Capital. Na Escola São José (Vila de Ponta Negra – Zona Sul), Escola Irmã Arcângela (Igapó – Zona Norte), Escola Ferreira Itajubá (Quintas – Zona Oeste) e Escola Juvenal Lamartine (Alecrim – Zona Leste), onde também serão realizados workshops com os alunos sobre produção de filmes com smartphones, estimulando as novas gerações a produzir seus próprios curtas. No dia 27 de dezembro Alumbramentos terá estreia nacional através do Programa Olhar Independente na TV BRASIL.

O projeto Alumbramentos está sendo realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e operacionalizada pelo Município de Natal através da Fundação Capitania das Artes

Lançamento de Alumbramentos

Segunda, 25/11 na Escola São José (Vila de Ponta Negra )

Terça, 26/11 na Escola Irmã Arcângela  (Igapó)

Quarta 27/11 na Escola Ferreira Itajubá (Quintas)

Quinta 28/11 na Escola Juvenal Lamartine (Alecrim )

Sexta 27/12 estreia nacional no Programa Olhar Independente da TV BRASIL.

Picture of Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.