O curta-metragem “Trânsfuga”, com direção de Ana Mendes, terá seu lançamento local nesta sexta-feira (4), às 19h, no auditório do Departamento de Comunicação (UFRN). A narrativa propõe um olhar sensível e potente sobre subjetividades trans e não-binárias, entrelaçando a poética e política. Na ocasião, serão exibidos ainda os curtas-metragens “Horizonte-travessia”, de Ana Mendes, e “Eu Estou Aqui”, de André Santos, que aborda questões LGBTQIAPN+. Após a exibição, haverá um bate-papo com parte da equipe, abordando os processos criativos, políticos e afetivos que atravessam os filmes.
Tendo como protagonista uma pessoa não binária que enfrenta pressões para se conformar a um gênero legível, a trama de “Trânsfuga” aborda debates urgentes sobre identidade, autonomia e os atravessamentos diários de corpos dissidentes, afirmando suas existências mesmo em contextos adversos.
“Esse filme tem uma importância em diferentes níveis, mas o principal é a exposição do conflito de como uma pessoa trans é pressionada a performar uma leitura/passabilidade social de cis para conseguir emprego. No caso de pessoas não binárias como eu, há também uma cobrança para que nossa performance de gênero seja andrógina”, afirma Ana Mendes, que é poeta-performer não binárie, roteirista e diretor da obra.
Produzida por uma equipe majoritariamente LGBTQIAPN+, o filme terá sua estreia nacional no Festival Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+ (RJ), que acontece em julho, seguindo para o Festival Guarnicê de Cinema (MA).

Produzido pela Trânsfuga Filmes e Salobra Filmes, o curta foi viabilizado através do edital Cine Natal 2022, lançado pela Prefeitura do Natal, e do edital de Fomento ao Audiovisual Potiguar, com realização da Deputada Federal Natália Bonavides, Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Ficha Técnica
Elenco: Ana Mendes
Elenco de Apoio: Arara Pimyd, Emily Chacon, Iara Nobre, Juliet Wanessa, Katu Kendra Miller, Leo Léo, Luca Delmas, Mateus Noronha, Mª Bárbara Cortês, Nayd, Samael Pessoa, Sammy, Sunny Niedweek, Titzy, Verônica Pascoal.
Diretor e Roteirista: Ana Mendes
Diretor e Roteirista: Ana Mendes
Diretor Assistente e Colaboração no Roteiro: Rosy Nascimento
Assistência de Direção: Vitória Real
Preparação de Elenco: Franco Fonseca
Produção: Diana Coelho
Produção Executiva: Gessyka Santos
Direção de Produção: Paulinha Maux
Assistência de Produção: Fernanda Vieira
Produtor de Elenco: Pablo Vieira
Platô: Edo Sadística
Direção de Fotografia: Evelyn Freitas
Assistência de Fotografia: Julio Schwantz
Eletricista/Maquinista: Cleyton Lima
Assistente de Elétrica: Fonseca
Logger: Dora B., Daft.
Direção de Arte: Hiura Fernandes
Assistência de Arte: Judson Andrade Takará
Figurino: Judson Andrade Takará
Som Direto: Marina d´ Lourdes
Still/Making Of: Carmim Paiva
Montagem e Finalização: Pipa Dantas, edt.
Desenho de Som/Mixagem: Ricardo Felix
Identidade Visual: Júlia Donati
Acessibilidade: Dialógica Acessibilidade
Audiodescrição: Mayara Barreto e Thiago Cerejeira
Consultoria e narração: Thiago Cerejeira
Mixagem de audiodescrição e LSE: Franklin Mateus
Libras: Jéssica Andrade
Legendagem (Inglês): André Santos
Distribuição: casaquatroseis
Produção: Trânsfuga Filmes e Salobra Filmes
Serviço: Lançamento do curta-metragem “Trânsfuga”
O quê? Exibição de três curtas-metragens potiguares sobre temática LGBTQIAPN+
Quando? Sexta-feira (04 de julho)
Hora? 19h
Local? Auditório 1 – Decom/UFRN (Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal), seguido de apresentação musical no La Luna Bar e Petiscaria.
Acesso gratuito