Iniciando as atividades de enfrentamento à violência contra mulher no agosto lilás, o grupo Motyrum Penitenciário em parceria com a Demaré Produções fazem a pré-estreia do documentário “Liberdade sem Conduta”, dirigido pela documentarista Dênia Cruz. Será nesta terça-feira (6), no auditório do NEPSA I (UFRN), às 18h30. A obra retrata a violência de gênero que atravessa uma mulher até o cárcere. O filme foi produzido com o financiamento do Edital Cine Natal 2022 da Prefeitura do Natal.
O mês de agosto foi escolhido para a campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, conforme instituído pela Lei 14.448/22, assim o Motyrum Penitenciário tem a honra de convidar toda a comunidade acadêmica e o público externo à reestreia do Diálogos Carcerários, com o nosso primeiro cine-debate.
Nessa edição dos diálogos, sob o tema “a mulher, a violência e o cárcere”, teremos além da apresentação da pré-estreia do documentário, uma mesa de debate qualificada para estimular discussões acerca do tema.
Liberdade sem conduta
O documentário “Liberdade sem conduta” faz parte do projeto da websérie de mesmo nome idealizado por Dênia Cruz. A obra relaciona as histórias de três mulheres que se cruzaram no sistema prisional, uma detenta, uma policial penal e uma ex detenta. Esse é o piloto da série que vem fazer um recorte sobre a história de Amanda Karoline, que escreveu um livro contando como chegou à prisão. E usando uma narrativa com foco na personagem, a documentarista apresenta a história em três fases.
A equipe de produção do filme foi majoritariamente feminina, com exceção para a etapa de pós produção. Isso foi uma opção da diretora, com o intuito de dialogar de forma mais sensível com a personagem, tendo uma equipe feminina.
Sinopse:
Apesar do cárcere, Amanda afirma ao seu pai que alcançou a liberdade de dormir, e um dia de ir e vir. Ela foi de Tambaba à prisão pelas mãos de alguém que nunca aceitou seu não, justamente quem ela acreditava que a amava. Entre palavras, promessas e muitas ameaças o castelo desmoronou, e ela só queria amar, mas não deu. A violência gerou violência, o silêncio trouxe um preço alto: a liberdade sem conduta.
Link do trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=HohO_4zV9j0
Ficha técnica:
Direção Geral : Dênia Cruz
Pesquisa e Roteiro: Dênia Cruz
Roteiro Websérie: Dênia Cruz, Meysa Medeiros e Nathalie Alves
Assistente de Direção: Luiza Oest
Produção Executiva: Ana Paula Medeiros
Assist. de Produção Executiva e Coord. de Produção: Tereza Duarte
Produção de Logística: Ariadna Medeiros
Direção de Produção/Produção de Set: Paulinha Maux
Estagiária de produção: Vanessa Fernandes
Direção de Fotografia: Wigna Ribeiro
Assistente de Fotografia: Thamise Cerqueira, DAFB
Som direto: Marina de Lourdes
Still: Meysa Medeiros
Montagem e Finalização: Marília Albuquerque
Desenho de Som/Mixagem: Ícone Studio
Trilha Sonora Original: Ângela Castro e Gabriel Souto
Medidas de Acessibilidade: Modo Acessível
Projeto Gráfico e Identidade visual: Rita Machado
Desenho e Consultoria de Projeto: Ana Paula Medeiros
Realização: Demaré Produções
Personagem: Amanda Karoline
Serviço:
Data: 06 de Agosto
Horário: 18h30
Local: Auditório do NEPSA I (UFRN).