Currais Novos terá uma programação cultural gratuita e diversificada de 21 a 28 de novembro, durante a 1ª edição do Festival Literário Curraisnovense (FLIC), evento idealizado pelos vereadores João Gustavo e Mattson Ranier.
Durante oito dias, ações de resgate e promoção do patrimônio artístico, histórico e cultural da cidade que envolvem literatura, música e artes plásticas serão realizadas em diversos espaços culturais.
“O objetivo do evento é promover, incentivar e valorizar a leitura, resgatando a memória de antigos escritores, promovendo os atuais e incentivando os futuros talentos da literatura e cultura curraisnovense”, argumentou o vereador João Gustavo.
O evento de abertura do FLIC será realizado neste domingo (21), às 18h no Teatro Municipal Ubirajara Galvão, quando será exibido documentário sobre o editor José Xavier Cortez e serão homenageados os escritores Maria José Mamede e José Bezerra Gomes. Também haverá exposição de artes plásticas, apresentação de dança e musical.
De acordo com o vereador Mattson Ranier, na programação do festival serão realizadas oficinas literárias, saraus, apresentações teatrais, musicais e poéticas, exposições fotográficas, rodas de conversa, ações da biblioteca itinerante do Sesc, a BiblioSesc, e o lançamento de diversos livros de autores locais e da região.
As inscrições para participar das ações que acontecem dentro do Teatro Municipal como a abertura do Festival e Ação da Academia Curraisnovense de Artes e Letras, apresentação dos espetáculos Oxente (CCT) e Fragmento de Esperanza (Circo Lux), e das oficinas de Iniciação na escrita de mulheres pretas com Sol Saldanha, de Poesia com Michelle Ferret e do Encontro com Luiza de Souza (IlustraLu) devem ser feitas no site sympla.com.br/flic2021
Apoios
O Festival Literário é realizado pelos mandatos dos vereadores João Gustavo e Mattson Ranier, Prefeitura de Currais Novos por meio da Fundação Cultural José Bezerra Gomes e Governo do Estado através da Fundação José Augusto.
O apoio cultural é do Casarão da Poesia, Sistema Fecomércio por meio do Sesc, IFRN, VVC Distribuidora, Sidy’s tv e internet, ACAL, Casa de Cultura, Câmara Municipal de Currais Novos, Sebo Encanto Cordel, CCT, Cive e Lei Aldir Blanc.
PROGRAMAÇÃO – Festival Literário Curraisnovense
DOMINGO (21.11)
18h – Abertura do Festival
Programação: exibição de documentário sobre José Xavier Cortez; homenagens aos escritores Maria José Mamede e José Bezerra Gomes; exposição de artes plásticas; apresentação de dança e musical.
Local: Teatro Municipal Ubirajara Galvão
SEGUNDA (22.11)
8h30 – BiblioSesc na Escola Municipal Justino Dantas no Distrito da Cruz
16h30 – Oficina de contação de história para professores da Rede Municipal de Ensino com Ana Lúcia Araújo
18h – O cordel é tão somente uma manifestação popular? com Celso Cruz e ACAL
19h – Hadoock de Aninha e convidados
Local: Biblioteca Municipal Antônio Othon Filho
TERÇA (23.11)
8h – BiblioSesc na Estadual Manoel Salustino na Minha Brejuí
18h – Abertura do Teatro Municipal Ubirajara Galvão
18h15 – A História da Academia Curraisnovense de Artes e Letras (ACAL), com Mário Lourenço e convidados
19h15 – Espetáculo Oxente (CCT)
20h – Fragmento de Esperanza (Circo Lux)
Local: Teatro Municipal Ubirajara Galvão
QUARTA (24.11)
16h às 18h – Oficina de Iniciação na escrita por mulheres pretas com Sol Saldanha (Sesc)
19h – Exposição Fotográfica “Ode à Princesa do Seridó: Uma homenagem aos 100 anos”, 19h30 – Apresentação Biel & Bia
20h – Apresentação Allan Nascimento
Local: Casa de Cultura Popular
QUINTA (25.11)
8h – Casarão de Poesia estará aberto para visitação
10h – Exibição do documentário “Currais Novos cidade centenária” produzido pela Sidy’s tv e internet e de curtas com o tema “Direitos humanos” da Rede Potiguar de Televisão
14h às 17h – Oficina de Poesia com Michelle Ferret (poeta e jornalista/Natal-RN), no Casarão de Poesia (necessário inscrição)
19h – Sarau Insurgências poéticas com Michelle Ferret, Tiago Medeiros e Marina Rabelo
Local: Casa Mariano Coelho – Rua Juventino da Silveira,136 – Centro
SEXTA (26.11)
8h – Roda de conversa com o tema: Para o jovem gostar de lei com Carlos Fialho, na Escola Estadual Tristão de Barros
9h30 – Lançamento da Frente Parlamentar do Livro e da Leitura e Decreto do Grupo de Trabalho para a construção do PML, no salão nobre da Prefeitura
15h – Bate-papo com os estudantes sobre o livro Arlindo de Luiza de Souza (IlustraLu), no IFRN com mediação de Luma Carvalho, do Casarão de Poesia – (Necessário inscrição)
17h – 3ª Feira Literária do Livro no CIVE
19h30 – Roda de conversa sobre a obra de José Bezerra Gomes com Victor H. Azevedo, Aluísio Azevedo, João Andrade e mediação de Theo Alves, na Casa Mariano Coelho – Rua Juventino da Silveira,136 – Centro
20h30 – Roda de conversa sobre Poesia Contemporânea Norte-riograndense com Victor H. Azevedo, Aluísio Azevedo, João Andrade e mediação de Theo Alves, na Casa Mariano Coelho – Rua Juventino da Silveira,136 – Centro
SÁBADO (27.11)
9h – Narração de história: Navegando no mar das histórias com Nino e Lucas
11h – Narração de histórias cantadas com o grupo Brincantos
14h30 – José Milanez em prosa e verso, por Gorete Macedo
15h30 – A poética encantada de José Lucas de Barros com Ivam Pinheiro
16h30 – Papo literário com Tarcísio Gurgel
17h30 – Apresentação do poeta Thiago Camilo
18h – Apresentação poética de Antônio Francisco
19h – Encerramento com Forró Bom da Peste
Local: Largo do Coreto
DOMINGO (28.11)
9h – Ação Bibliosesc – Theo Alves
11h – Cortez: empreendedor de livros e afetos com Edilberto Santos
15h – A ternura poética de Maria José Mamede Galvão com Maria Maria Gomes
16h – Encontro com o autor – Ação Sesc de Literatura
17h – Literatura Infantil, com Salizete Freire
18h – Encerramento com Francisco Betoven
Local: Largo do Coreto
1 Comment
Parabéns aos vereadores João Gustavo e Mattson Ranier pela iniciativa e a Fundação José Augusto pela realização do evento. Que ele seja um evento que tenha continuidade e que priorize a valorização da cultura LOCAL. Afinal, esse investimento provém dos impostos e taxas que o cidadão potyguar deposita nos cofres do governo e que que precisam ser retribuídos em serviços para sua população.