O Ponto de Memória Estação do Cordel, que há mais de 7 anos vem sendo um importante polo de atividades culturais na Praça Padre João Maria, localizada no Centro Histórico de Natal, traz em 2024 uma nova e empolgante edição de eventos que destacam a força do cordel e do repente na cultura brasileira. De 13 a 16 de novembro de 2024, ocorrerão simultaneamente o 1º Festival de Cordel e Repente na Praça e o 8º Círculo Natalense do Cordel, consolidando Natal como um grande palco para a valorização das tradições populares.
1º Festival de Cordel e Repente na Praça
Este festival, contemplado pela Lei Paulo Gustavo e com o apoio da Fundação José Augusto, promete uma programação extensa e variada. Poetas cordelistas, repentistas e amantes da cultura popular se reunirão em um espaço de trocas e vivências culturais. Entre as atividades, destacam-se o Salão do Cordel, com xilogravura, Cantoria e declamações, lançamentos de livros e rodas de conversa que abordarão temas essenciais do cordel e do repente, discutindo sua relevância e impacto na sociedade brasileira.
8º Círculo Natalense do Cordel
Paralelamente, o 8º Círculo Natalense do Cordel convida todos os apaixonados pela arte do verso rimado e da poesia em geral para celebrar a liberdade de expressão e a resistência cultural, com o lema “Cordel, Repente e Liberdade”. Este encontro, que já se consolidou no calendário cultural de Natal-RN, terá exposições, debates temáticos, lançamentos literários e atividades pedagógicas, fortalecendo o vínculo entre o cordel e o cenário educacional.
Os dois eventos contarão com a participações de poetas e escritores de outros estados e cidades, como Fortaleza, Paraíba, Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro. A entrada é gratuita, mas para quem quiser garantir o certificado de participação, é necessário preencher o formulário no link abaixo e pagar a taxa colaborativa ((Estudante: 10,00, Poeta: 20,00 e Geral: 30,00).
Formulário: :https://docs.google.com/