Festival de Cenas Curtas começa nesta sexta em Mossoró

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Nesta sexta-feira (06), Mossoró vai ser palco para o 1º Festival de Cenas Curtas Teatro de Quintal, um evento que visa fomentar, visibilizar e oportunizar grupos de teatro e artistas da cidade a apresentarem as suas esquetes teatrais ao público. A atividade será no Espaço Cultural Teatro de Quintal, sede da Cia. Pão Doce, às 19h. A entrada é gratuita, sob reserva de ingresso.

Essa é a primeira vez que o Festival acontece, mas parece que ele já estava escrito de alguma forma no futuro da cultura local. Mossoró sempre foi lembrada por ser fonte de um teatro pulsante, com nomes que se destacam no cenário estadual e até nacional, como, por exemplo, a atriz Tony Silva. E perpetuar esse legado não é apenas um dever, mas um prazer e um motivo de orgulho.

A seleção das cenas foi feita em período antecipado, com inscrições abertas a todos os artistas interessadas em submeter as suas obras no evento. Diante disso, foram selecionadas quatro cenas: “A Megera”, do ator Elzimário Macário; “Velha Atriz”, interpretada por Lenilda Santos; “Desassossego: Faceto e Truanesco”, da Cia. A Máscara de Teatro; e “Monólogo do Vinho”, da atriz Yris Costa.

Essa, inclusive, é a primeira vez que Yris encontra-se participando de um festival juntamente com outros artistas do teatro mossoroense, embora já tenha feito participações ao longo dos anos com o grupo Andaluz, do IFRN. “Essa oportunidade me toca muito no sentido pessoal, mas o que mais me movimenta é saber que o grupo de teatro que venho e que me criou estará em cena comigo e através de mim, mesmo sendo um monólogo”. Sobre “Desassossego”, esquete dA Máscara, Luciana Duarte, atriz da Cia., explica que será “uma cena cheia de desafio quanto à existência humana”. A peça do ator Elzimário Macário é fruto de inúmeros exercícios artísticos que ele faz nos seus estudos teatrais, e saber que vai encená-la no Festival deixa o ator cheio de expectativa: “fica aquela ansiedade de ver a reação do público ao se deparar com esse experimento, dentro de um espaço alternativo”. Já a atriz Lenilda Santos destaca a importância da participação num processo de construção artística no cenário local e não esconde a sua felicidade em estar presente na primeira edição do Festival: “Gosto muito de estar envolvida na vida cultural de Mossoró, quer seja como espectadora ou protagonizando alguma cena. Acredito que é assim que a cultura se constroi: com participação”.

No Brasil, a presença de festivais de cenas curtas já é uma realidade há tempos, com periodicidade em calendários culturais em diversas cidades ao redor do país. Agora, Mossoró também conta com um. Para Mônica Danuta, atriz da Cia. Pão Doce, realizadora do evento, festivais desse tipo são espaços germinantes de novos trabalhos e espetáculos para artistas solos e coletivos de teatro.

E quem acha que o Festival acontece só agora está muito enganado. O grupo de teatro já está planejando para que a próxima edição seja ainda mais grandiosa e que dialogue com mais públicos, inclusive, do país. “Vamos trabalhar para que as próximas edições aconteçam e que possam ser um espaço de desenvolvimento artístico, de diálogo, troca e criação”, destaca a Cia. Pão Doce.

O 1º Festival de Cenas Curtas faz parte da programação do projeto Pão Doce 20 Anos, que vem, desde o início do ano de 2024, realizando atividades de cunho cultural, social, educacional, entre outros, gratuitas à população de Mossoró. O projeto foi fomentado através do programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas 2023.

SERVIÇO

O que é: 1º Festival de Cenas Curtas Teatro de Quintal;

Quando: 06 de setembro de 2024 (sexta);

Onde: Espaço Cultural Teatro de Quintal (rua Bodoca, nº 35, Alto de São Manoel, Mossoró/RN);

Horário: 19h;

Observações: Ingressos gratuitos pelo link AQUI.

Para a opção “ingresso social”, sua presença se dará mediante a doação de uma embalagem de leite em pó, a ser doado para uma instituição de caridade da cidade.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês