Fest Bossa & Jazz divulga novas atrações para a edição em Pipa

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A cada ano, o Fest Bossa & Jazz busca entregar ao público experiências musicais e culturais para marcar na memória. E, não vai ser diferente ao comemorar seus 16 anos de história, com a edição em Pipa, com data marcada de 14 a 17 de agosto , em meio aos sons da bossa, blues, jazz e outros gêneros de alma vibrante. Para somar ao tempo de atrações, o evento divulga mais oito nomes que irão compor a programação. Entre os destaques, está a presença da ilustradora da cantora e compositora Rosa Passos , uma das maiores vozes da música brasileira, cujo vocal elegante promete emocionar o público.

Cantora, compositora e violinista nascida em Salvador (BA), Rosa iniciou sua trajetória musical vencendo o Festival da Universidade da Bahia em 1972 com a canção “Mutilados”. Em 1979, lançou seu primeiro álbum, Recriação, em parceria com Fernando de Oliveira, com quem mantém colaboração confiança. Com trajetória internacional, tocou com grandes nomes da música mundial e foi apresentado solo no Carnegie Hall. Com seu novo show, Suite Brasileira , acompanhado de grandes músicos/amigos, Rosa comemora seus mais de 45 anos de estrada em um reencontro com grandes compositores e pérolas da música brasileira, às quais soma algumas canções de sua autoria com o parceiro mais frequente, Fernando de Oliveira.

Outro nome desta lista é Rodrigo Suricato com o trabalho, The Blues Rock Experience. Vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock Brasileiro e referência no folk/rock nacional, Rodrigo Suricato é compositor, multi-instrumentista e produtor carioca. À frente do projeto Suricato, já brilhou em palcos como Rock in Rio e Lollapalooza, conquistando crítica e público com seu estilo autêntico. Autodidata e eleito o melhor guitarrista brasileiro no “Gibson Contest”, Rodrigo tem uma trajetória marcada por colaborações com grandes nomes da música. Desde 2017 é vocalista do lendário Barão Vermelho, sucedendo Cazuza e Frejat. Agora, pela primeira vez, Suricato celebra suas raízes no blues e rock em um show eletrizante, com clássicos de Jimi Hendrix, Eric Clapton, BB King e ícones do blues nacional.

Conhecida e admirada pelo público do Fest Bossa & Jazz, ela é presença confirmada nesta edição. A cantora Liz Rosa sobe ao palco do Festival com um show especial em homenagem a Elis Regina. Com arranjos renovados e interpretações marcantes, ao lado de Eduardo Taufic (piano), Daniel Ribeiro (baixo), Jow Ferreira (guitarra) e Darlan Marley (bateria), Liz vai passear por clássicos inesquecíveis como “O Bêbado e o Equilibrista” (João Bosco e Aldir Blanc) e “Como Nossos Pais” (Belchior), além de raridades como “Moda de Sangue” (Ivaldo Roque e Jerônimo Jardim) e “Jardins da Infância” (João Bosco e Aldir Blanc).

Confira as demais atrações oferecidas para a edição

Jo Bay & Anderson Pessoa – GETZ/GILBERTO: Para este show, os nomes Jo Bay, Anderson Pessoa, Airton Guimarães e Cleber Campos investem de toda a beleza “cool” da bossa de João Gilberto e Tom Jobim e da energia jazzista de Stan Getz. Serão apresentações incríveis no cenário paradisíaco da Praia da Pipa. Produzido pela gravadora Verve, Getz/Gilberto é resultado do brilhantismo dos nomes envolvidos, incluindo Tom Jobim e Astrud Gilberto, mas também de uma tensão constante entre João Gilberto e Stan Getz. As vozes “cool” de João e Astrud Gilberto e o piano minimalista de Jobim, contrastam com a rítmica e a intensidade do saxofone jazzista de Getz.

Gal Menezes – Gal Canta Gal: Ainda criança, Gal Menezes já mostrou seu talento para a arte. Nascida no início dos anos 80, não poderia ter sido diferente. Convidada pelo Shopping Tacaruna da cidade do Recife, a apresentar seu show “Gal canta Gal”, pela primeira vez, em 2018, desencadeou uma sequência de apresentações em bares e casas de shows da cidade. O show é uma homenagem emocionante à baiana. Paralelo a isso, Gal Menezes se apresenta em sua carreira solo, de MPB e cultura popular, sempre cantando os clássicos de Gal Costa.

Diana Miranda – A carreira musical da cantora Diana Miranda nasceu no seio de uma família em que a música era mais que arte —era parte da educação para a vida. Natural de João Pessoa, Paraíba, Diana cresceu entre acordes e melodias que, desde cedo, moldaram seu caminho artístico. Sua consagração aconteceu com uma apresentação marcante no Montreux Jazz Festival, um divisor de águas que projetou sua carreira para o cenário internacional e consolidou sua presença como uma das vozes brasileiras mais expressivas da atualidade. “Bossa Nova Songbook” é uma homenagem vibrante aos grandes mestres da Bossa Nova como Antônio Carlos Jobim, João Gilberto e Vinícius de Moraes. Um espetáculo que convida o público a mergulhar em um universo de delicadeza, poesia e elegância, marcas registradas do gênero, apresentações em releituras sensíveis e autênticas, que respeitam a essência da Bossa Nova ao mesmo tempo em que a renovam com frescor.

Laryssa Costa – “SE EU QUISER FALAR COM GIL”: Um dos maiores ícones da música brasileira será realizado em grande estilo: o show “Se eu quiser falar com Gil – Uma Homenagem a Gilberto Gil”, reunindo grandes nomes da cena musical em um tributo emocionante ao cantor, compositor e ex-Ministro da Cultura que marcou gerações com sua arte e consciência social. O show é protagonizado pela cantora potiguar Laryssa Costa e conta com a direção musical de Jubileu Filho (guitarra e bandolim) que traz ainda os músicos Paulo Milton (contrabaixo), Bruno Cirino (sanfona) e Ramon Gabriel (bateria/percussão) figuras femininas no cenário local e nacional. Juntos eles propõem uma trajetória na trajetória de Gilberto Gil, desde os primeiros sucessos da Tropicália até os clássicos que se tornaram hinos da cultura nacional, como “Aquele Abraço”, “Expresso 2222”, “Palco” e “Drão”.

Anatolyan – O grupo musical Anatolyan apresenta o trabalho instrumental autoral do compositor norte-riograndense Adriano Pytyguary, retratando a musicalidade de um Nordeste oriental, baseada em sonoridades árabes, no rock psicodélico da Turquia e em elementos da música regional do Brasil. Situada em Natal, a banda tem realizado apresentações em importantes espaços culturais da capital potiguar.

Nomes já divulgados

Lobão em “Luau Interior”; Indiana Nomma “Tributo Oficial a Mercedes Sosa”; Pimenta Vintage ; Eduardo Taufic Trio ; Sueldo Soaress – “40 anos de carreira”; Caju com Jazz convida Heli Medeiros ; Kelly Lira – “Brasilidade, swing e energia pra vibrar!” e Pipa Groove .  

Com mais esse anúncio, o line-up já soma 16 atrações nacionais e internacionais, reafirmando o compromisso do evento com a excelência artística e a diversidade sonora. O Fest Bossa & Jazz não é apenas um festival, é uma experiência sensorial, cultural e afetiva que transforma a Pipa no palco do mundo.

O Fest Bossa & Jazz – Pipa 2025

A edição promete mais de 40 shows em 6 polos (diurnos e noturnos). Idealizado e produzido por Juçara Figueiredo Produções, o Fest Bossa & Jazz é uma ponte entre tradição e experimentação. O evento une gêneros como Bossa Nova, Jazz e Blues com uma programação que vai além dos palcos — transformando o local em um grande centro de trocas culturais, formação artística e consciência social. Mais do que grandes shows, o festival pulsa também durante o dia. Oficinas, palestras, oficinas para músicos e ações socioambientais com crianças e jovens da rede pública de ensino de Tibau do Sul fazem parte de uma curadaria comprometida com a construção de um legado educativo e comunitário. O Fest Bossa & Jazz é, assim, território de arte, mas também de cidadania e pertencimento.

O Fest Bossa & Jazz – Pipa 2025 é uma realização da Juçara Figueiredo Produções, apresentada por Ster Bom com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, além de MAC Madeiras, Ki Preço e Prefeitura de Tibau do Sul. Conta também com o apoio da Emprotur, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Luck Receptivo, Michelle Tour, Abrasel Litoral Sul, Ratts Ratis, G7 Comunicação e InterTV.

Acompanhe as novidades em @festbossajazz

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana