Quando Noé desembarcou seus tripulantes ao fim do dilúvio, os mais boêmios, sedentos por uma “meladinha”, pegaram a tangente e encontraram o Beco da Lama. Desde sempre o reduto mais libertário de Natal recebe intelectuais, pseudos, amantes da cachaça e do papo solto. E a partir desde sábado – e pelos próximos dois – aqueles chãos históricos recebem um aroma diferente. É o Pratodomundo – o festival gastronômico do Beco da Lama.
Gastronomia e boa música marcam o tom deste fim de semana no Centro Histórico de Natal. Com patrocínio da Prefeitura do Natal, o Festival tem sua abertura marcada para este sábado (13), a partir das 17h, no cruzamento das ruas Heitor Carrilho e Gonçalves Ledo, nas proximidades do Bardallos. Sueldo Soaress, Coco Juremado e Insular animam a noitada.
Um dos mais tradicionais eventos do Centro Histórico de Natal, o PratodoMundo reúne o melhor da gastronomia do Beco da Lama e demais pontos numa competição que acontece a cada fim de semana. Ao final do circuito, os jurados escolhem os pratos e petiscos vencedores.
Nesta edição, o projeto gira em torno da culinária Indígena, a mais ancestral, pura e genuína das influências gastronômicas. Também serão homenageadas duas grandes figuras da história da culinária natalense: ‘Comadre’ da famosa Peixada e ‘Odete’ a dama do Beco da Lama, que durante décadas alimentou com suas iguarias boêmios e frequentadores do Beco da Lama.
O concurso tem regulamento próprio com ingredientes a serem usados e reúne as categorias “Refeição” e “Petisco”, com premiações que vão de R$ 1 mil a R$ 3 mil.