florânia

Confira documentário sobre uma família italiana renegada no Seridó

Sérgio Vilar13 de fevereiro de 2019Audiovisual, , , Image

O documentário ‘A família Giffoni no Seridó potiguar’, roteirizado e editado por Astrogildo Cruz, traz a curiosa história da família Giffoni na região, mais acentuadamente na cidade de Florânia.

A história dessa família estava esquecida no tempo, entre outros motivos, em virtude da influência negativa que a participação da Itália fascista na Segunda Guerra Mundial, ao lado da Alemanha nazista, teve sobre as famílias italianas residentes no Brasil.

Essa influência chegou ao ponto de as famílias, como é o caso dos Giffoni, se absterem de colocar o sobrenome Giffoni em seus descendentes.

A pesquisa de Astrogildo trouxe à luz essa história, ressaltando as marcas importantes que a família Giffoni deixou, especialmente em Florânia, na arquitetura, no comércio, na política, nas artes e na cultura.

Esse documentário que vocês assistem logo abaixo foi exibido no 1º Festival de Cinema de Florânia, no último dia 9 de janeiro e é fruto de pesquisa de três anos realizada por Astrogildo.

Faz uns bons anos este editor realizou o mapeamento cultural em Florânia, pela revista Preá. E até onde lembro, não me foi passado nenhum registro dessa tão importante família para a cidade. Confiram aí:

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *