A exposição Fértil, da artista visual, pesquisadora e professora Mariana do Vale, reúne trabalhos desenvolvidos a partir de procedimentos relacionados à reprodução assistida. A mostra aproxima a reprodução da performance como estratégia político-artística de resistência e afirmação de identidades dissidentes.
A exposição é atravessada por experiências da maternidade lésbica e pelo universo da reprodução assistida. Investiga temas como identidade, feminismo, fracasso, amamentação, loucura e medicalização — fazendo da arte um território fértil para tensionar normas heteronormativas e celebrar outras formas possíveis de existir e criar.
As obras apresentadas surgem da pesquisa de doutoramento da artista e incluem criações individuais e coletivas, desenvolvidas no contexto do Laboratório Criativo Fértil. O laboratório investigou a reprodução como linguagem e ação, contando com colaborações de Aldenor Prateiro, AnaLu Medeiros, Ana Paola Ottoni, Elisa Elsie, Evelyn Freitas, Lee Santos, Nikarla Silva e Priscilla Fontenele.
A exposição articula diferentes técnicas e suportes — videoperformance, instalação, serigrafia, gravura, cianotipia e fotografia — compondo um campo expandido de experimentação visual e conceitual. Fértil propõe uma experiência imersiva e sensorial, que atravessa o corpo, a tecnologia, os afetos, o feminismo e o ativismo.
Segundo a curadora Ana Paola Ottoni, “o corpo feminino é aqui investigado não como suporte passivo, mas como território insurgente, onde práticas biotecnológicas, desejos e política se entrelaçam.”
A artista observa a escassez de produção artística sobre reprodução assistida — e mais ainda sobre dupla maternidade. Fértil surge como uma contribuição inédita e necessária para o debate sobre reprodução, subjetividade e política, rompendo o silêncio que ainda cerca essas vivências. “É uma tentativa de nomear experiências ainda pouco visibilizadas. A arte aqui não ilustra processos biomédicos, mas os atravessa, subverte e faz deles um meio de gerar outros sentidos”, afirma Mariana do Vale.
Serviço
O quê: Exposição Fértil, de Mariana do Vale
Curadoria: Ana Paola Ottoni
Abertura: 23 de maio de 2025, às 18h30
Onde: Galeria Conviv’Art | NAC | UFRN — Rua da Convivência, s/n, Campus Universitário
Quanto: Entrada gratuita
Visitação: 26 de maio a 20 de junho de 2025
Informações: +55 84 3342 2267
Agendamento para grupos:
ga**************@na*.br
1 Comment
Ótimo texto.