Eventos marcam o Dia Internacional da Mulher na próxima terça

Clara Pinheiro - Luana Tayze

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Circuito cultural terá atividades culturais na Biblioteca Câmara Cascudo, Teatro Alberto Maranhão e Pinacoteca do Estado

O Dia Internacional da Mulher (8 de março), marco histórico das lutas feministas e de mulheres pela garantia dos seus direitos civis e contra às opressões e violências de gênero será marcado por eventos culturais.

A  Fundação José Augusto (FJA) realiza na Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, na próxima terça-feira (8,) a partir das 18h, “Mulheres da Aldir e o Dia Internacional da Mulher” com o lançamento coletivo que irá reunir 67 autoras contempladas pela Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Auxílio à Publicação de Livros, Revistas e Reportagens Culturais, do Governo do Estado, por meio da FJA, que premiou obras dos mais diversos gêneros literários.

Também está programado um recital e show com a cantora Dani Cruz, e o pré-lançamento de nova edição do Livro “Direito das Mulheres e Injustiça dos Homens”, de Nísia Floresta. Na oportunidade, as autoras também vão homenagear a professora Fátima Bezerra, única mulher governadora do Brasil.

TEATRO ALBERTO MARANHÃO

Para marcar a data, o Teatro Alberto Maranhão será palco do evento “Mulheres, solta a tua voz”, promovido pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres, em parceria com a Fundação José Augusto.  A ação será aberta ao público, às 18h, com distribuições de ingresso no local, apresentando os shows de “Volte e Pegue”, de Clara Pinheiro e “Cores do Nosso Samba”, de Valéria Oliveira e convidadas.

PINACOTECA DO ESTADO

A Pinacoteca do Estado abrigará a exposição Coletânea Dez Mulheres Potiguares, sob produção da Casa do Cordel, na terça (8), às 16h, com entrada gratuita. O evento tem o apoio da Fundação José Augusto.

A coletânea chega à 5ª edição com o lançamento de mais dez cordéis, escritos e ilustrados por mulheres, que narram em versos o perfil biográfico de mulheres que se destacaram na história do Rio Grande do Norte. A coleção, que é destaque no cordel potiguar e é editada pela Casa do Cordel, será lançada no dia 08 de março, na Pinacoteca do Estado, às 16h.

Nesta edição as homenageadas são: a ativista negra Ana Paula Campos, consagrada nos versos de Célia Melo (Bombom); a poetisa Áurea de Góis agraciada por Jussara Soares; a contadora de estórias Daluzinha Avlis, na poética de Rita Cruz; a ceramista e “mãe” do galo de São Gonçalo, Dona Neném, pelas estrofes de Rosa Regis; Eliane Amorim das Virgens, primeira mulher desembargadora do TJRN, na poesia de Geralda Efigênia; Fátima Bezerra, única mulher a governar um estado brasileiro na atualidade, nos versos de Vani Fragosa; Lindalva Torquato Fernandes, primeira mulher a presidir o TCE/RN, por Járdia Maia; Maria de Lourdes Alves Leite, pioneira feminina na Justiça do Trabalho do RN, na métrica de Gorete Macêdo; Titina Medeiros, atriz de destaque nacional, nos versos de Fátima Régis e Wilma de Faria na poesia de Sírlia Lima. A coleção também traz nas capas as xilogravuras das artistas plásticas Cecília Guimarães, Célia Albuquerque, Kimberly e Letícia Paregas.

Biblioteca Estadual Câmara Cascudo

Mulheres da Aldir e o Dia Internacional da Mulher

Horário: 18 horas

Quando: Dia 8 de Março – terça-feira.

 

Teatro Alberto Maranhão

Mulher, solta a tua voz!

Terça, 08 de março

19h

Atrações:

Clara Pinheiro – Show “Volte e Pegue”

Valéria Oliveira convida: Dodora Cardoso, Dani Cruz e Gláucia Wanderley – Show “Cores do Nosso Samba”

Entrada gratuita.

Distribuição dos ingressos no local às 18h

Protocolos sanitários: Apresentação do Passaporte da Vacina e uso obrigatório de máscara.

 

Pinacoteca do Estado

Lançamento da 5ª edição da coleção de cordéis Dez Mulheres Potiguares

Quando – Dia 8 de março – às 16h

Participação musical: Dodora Cardoso

Entrada com apresentação do passaporte vacinal e máscara de proteção.


CRÉDITO DA FOTO: Luana Tayze

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês