Zila

Evento celebra obras de Zila Mamede e Nísia Floresta nesta sexta

Redação12 de dezembro de 2019Agenda, , Image

O Governo do Estado, através da FJA, e a UFRN retomam nesta sexta-feira (13/12) a comemoração dos 60 anos do livro “O Arado”, de Zila Mamede e realizam com o Senado Federal uma homenagem à escritora Nísia Floresta. O evento será realizado na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da UFRN.

A partir das 9h haverá o lançamento da reedição de “O Arado”, do Jornal O Galo, da Fundação José Augusto. Também haverá a apresentação da Folha Poética que trará poemas e homenagens à autora. No evento, o poeta Marciano Medeiros apresenta o cordel História de Zila Mamede. Em seguida, a cantora paraibana Socorro Lira interpreta músicas inspiradas na obra da poetisa.

No último 14 de novembro foi realizada no auditório da BCZM uma roda de conversa com os autores Diva Cunha e Vicente Serejo. Depois do debate ocorreu uma visita guiada à Sala Zila Mamede, onde foram apresentados documentos e livros doados pela família da poetisa.

“O Arado” apresenta 19 poemas, que tratam temáticas ligadas a lembranças de vida da autora, misturando as experiências vividas no campo e a vivência de moça da cidade. O livro é considerado um marco para a vida e a carreira da poeta, nascida em Nova Palmeira, na Paraíba. A obra foi publicada pela editora carioca Livraria São José.

Nísia Floresta

Dentro da programação, O Senado Federal homenageia a escritora Nísia Floresta com o lançamento da coleção Escritoras do Brasil no qual está inserida a obra “Opúsculo Humanitário”, escrita em 1865, que reúne 62 artigos da educadora, escritora e poetisa potiguar que morou também em Olinda, Porto Alegre e Rio de Janeiro, antes de se transferir para a França onde morreu.

Nísia Floresta se notabilizou pelo estudo sobre como as nações enxergavam o papel da mulher na sociedade e pela crítica ao atraso brasileiro nessa área. A autora fundou escolas e militou pelo abolicionismo e direito indígenas.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *