Espetáculo de dança retrata o universo de um casal idoso que quer mudar o mundo

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Um dos espetáculos de dança mais prestigiados na última década no RN, ‘Sente-se’ será apresentado neste sábado, às 19h, no Espaço Cultural Gira Dança (Ribeira). O espetáculo é protagonizado por Anízia Marques e Maurício Motta, estreado em 2009, propõe percorrer diferentes aspectos e singularidades nas relações entre os dois personagens a partir do universo proposto por Eugène Ionesco (1912-1994) em sua obra “As Cadeiras”, de 1951, misturando elementos da dança contemporânea e do teatro performático.

O caráter multidisciplinar de cruzamento de diferentes linguagens artísticas é prática recorrente na encenação performática onde o encenador contemporâneo coloca lado a lado diferentes linguagens artísticas, presentificando-as autonomamente. O corpo em risco, colocado em situação limite, que não representa mais personagens, mas utiliza sua autobiografia como material cênico, é outro ponto central nesse diálogo.

‘Sente-se’ conta a história de um casal, juntos há 70 anos, que vive isolado em um farol. Uma grande conferência, por eles organizada, quebra a monotonia cotidiana de suas existências. A razão deste evento é a apresentação do resultado de suas reflexões, construídas ao longo de toda uma vida e que, segundo eles, mudará o mundo. A chegada dos convidados dá início a um jogo entre o irracional e o racional, entre o sonho, a memória e a realidade.

O espetáculo é um dos mais importantes trabalhos do projeto sílabAs c. dança, que foi criado no ano de 1996 na Alemanha. Através da união de diferentes influências e ideias, o projeto busca a criação de universos cênicos onde as diferentes inter-relações humanas possam desenvolver-se de forma poética e abrangente. Em 2004, a companhia estreou em solo brasileiro com o espetáculo: “Pequenas Frases”, no Centro Cultural Casa da Ribeira, em Natal/RN.

O espetáculo foi selecionado para o 14° Festival Internacional de Dança do Recife e para o projeto Cena Aberta, da Casa da Ribeira, Natal/RN e em 2010 participou do 19° Festival de Curitiba.

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo “Sente-se”
QUANDO: 07/04
ONDE: Espaço Cultural Gira Dança
HORÁRIO: 19h
VALOR: R$ 30,00 – 1/2 R$ 15,00

FICHA TÉCNICA

Direção e Cenografia: Mauricio
Elenco: Anízia Marques e Mauricio Motta
Iluminação: Ronaldo Costa
Fotos: Rodrigo Alberti

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *