camarones orquestra guitarrística

Escute aqui dois álbuns completos lançados por ótimas bandas potiguares

Sérgio Vilar10 de junho de 2019Música, , , Image

Koogu é o nome do projeto musical desenvolvido pelos músicos Henrique Geladeira, Gustavo Rocha e Daniel Garça. Dessa junção resulta uma das experiências sonoras mais criativas de Natal. Nos palcos desde 2014 o trio se divide entre guitarra, baixo, bateria, sintetizadores e pads eletrônicos, que são utilizados como ferramenta para criar um som denso e sem rótulos, partindo de camadas de loops de guitarra em direção a um universo próprio de colagens, timbres e tempos tortos.

Quatro anos após o EP À Espera da Shuva, o Koogu nos traz mais um ótimo lançamento, intitulado Telesterion. O álbum é composto por cinco músicas, lançado em formato digital pelo selo Rizomarte Records e K7 pelo selo Catamaran. Conta com a participação da cantora Luísa Nascimento (Luísa e os Alquimistas) e do percussionista Filipe Castro.

A música do Koogu é sinestésica, mexe intencionalmente com as sensações e convida a uma experiência de se deixar levar por cada composição. É como se as músicas dessem vida a paisagens movediças onde o ouvinte acompanha o passo a passo e as variações de cada criação. Talvez por isso o nome das cinco músicas preste homenagem a cinco espécies de cogumelos mágicos que brotam em diferentes regiões da Terra.

Uma busca rápida na internet e você descobrirá que Telesterion também é o nome de um antigo templo dedicado a rituais psicodélicos que louvavam o ciclo da vida, a passagem do tempo e as transformações pelas quais todos iremos passar. A capa, desenvolvida pelo baixista e artista visual Gustavo Rocha, expressa bem a metáfora que aproxima cada um de nós do antigo mistério. A psicodelia mesclada, disforme e multicolorida se desmancha em tons vibrantes enquanto o templo escuro talhado em pedra ocupa o centro e convida a um mergulho mais profundo.

Nesse choque entre a plasticidade moderna e a densidade do arcaico, o som do Koogu se apresenta como matéria invisível pronta a lhe fazer viajar, sempre celebrando as idas e vindas do movimento cósmico que rege a existência.


 

CAMARONES ORQUESTRA GUITARRÍSTICA

O Camarones Orquestra Guitarrística é uma banda de rock instrumental criada no final de 2007. Tem sete discos lançados e conta com uma extensa videografia com clipes, shows ao vivo e documentários de turnês. Formada pelos músicos Ana Morena (baixo), Anderson Foca (guitarra), Yves Fernandes (Bateria) e Alexandre Capilé (guitarra), o Camarones Orquestra Guitarrística segue como um dos grupos independentes mais ativos do país.

A banda de chegou de turnê por 12 cidades dos Estados Unidos. Além dessa turnê, contabiliza inúmeras viagens já tendo passado por países como Alemanha, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Argentina, Uruguai e Chile, onde tocou em muitos dos principais festivais do Brasil e do mundo, entre eles Primavera Sound (Barcelona), Liverpool Sound City (Liverpool) e Rock in Rio (Rio de Janeiro), Bananada (Goiânia/GO), Se Rasgun (Belém-PE). Em setembro de 2018, se apresentou no projeto Samsung Best of Blues ao lado de Tom Morello (Rage Against the Machine) e John5 em shows no Auditório Ibirapuera (São Paulo) e Anfiteatro Pôr do Sol (Porto Alegre) com público total de 40mil pessoas.

A banda acabou de lançar o seu 7º álbum “Surfers” com 8 músicas que passeiam entre várias vertentes do rock e ritmos dançantes como cumbia, garage rock e sufmusic. A turnê de lançamento já conta com mais de 50 datas agendadas.

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *