Escultura de Câmara Cascudo será inaugurada nesta terça na Academia de Letras

cascudo anl

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O fundador da Academia Norte-rio-grandense de Letras, o professor e folclorista Câmara Cascudo é quem irá recepcionar o visitante da centenária instituição. Uma escultura em sua homenagem foi construída pelas mãos dos artistas Fabio di Ojuara e Emanoel Júnior, doada pelo presidente da ANRL, Diógenes da Cunha Lima.

A benção à escultura será feita nesta terça-feira (6), na Academia (Rua Mipibu, 443, Petrópolis), a partir das 17h, em cerimônia religiosa aberta aos curiosos e oficiada pelo acadêmico padre João Medeiros Filho.

Aos moldes de estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, ou de Jorge Amado, em Ilhéus, Cascudo está sentado em um banco de praça. A estátua foi chantada na entrada da Academia. Cascudo está com expressão fechada, vestido formalmente e, nas mãos, porta seu tradicional charuto.

Segundo Fábio di Ojuara, o trabalho foi concluído em 40 dias. É uma estátua confeccionada em concreto armado, de 1,50 de altura por 0,60 de largura. A inspiração foi um Câmara Cascudo jovem e dividida em todas as fases e partes (fisionomia, anatomia, expressão facial e corporal) com Emanoel Júnior.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.