ACCiRN promove exibição do Oscar 2025 e torcida por Ainda Estou Aqui

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A cerimônia de entrega do Academy Awards – Oscar 2025, a maior premiação do cinema mundial, chegará à 97ª edição no próximo dia 2 de março (domingo). Dessa vez, os brasileiros têm um motivo a mais para torcer: o Brasil está indicado em três categorias pelo filme Ainda Estou Aqui(dir. Walter Salles): Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres. Como forma de celebrar em dose dupla, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte – ACCiRN, em parceria com a Cervejaria Resistência, realizará uma noite de exibição da grande festa de Hollywood para os amantes da sétima arte.

O evento terá início às 20 horas na Resistência, em Ponta Negra, com um bate-papo com os membros da ACCiRN sobre os filmes indicados, bolão de apostas e concurso de fantasias. Em seguida, às 21 horas, começará a exibição da cerimônia, que ocorrerá no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, e será apresentada pelo comediante Conan O’Brien, estreante na função.

Promovida anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, a premiação tem como objetivo reconhecer e premiar as produções cinematográficas e os profissionais que mais se destacaram técnica e artisticamente no ano anterior.

Oscar no carnaval

Esta edição ocorre no domingo de carnaval, data comemorativa mais brasileira de todas. Pensando nisso, a organização decidiu sugerir aos participantes que compareçam ao evento fantasiados de personagens de filmes que marcaram época. É uma maneira de unir a magia do cinema com a atmosfera de folia própria do período momesco.

Dentro do “esquenta” para o Oscar, haverá um concurso para eleger a melhor fantasia da noite. As três primeiras colocadas receberão brindes temáticos. É uma ótima oportunidade para usar toda a criatividade, caprichar no “look” cinéfilo-carnavalesco e arrasar na noite mais glamurosa do cinema. Se depender dessa torcida mais do que animada e devidamente paramentada, o Brasil não sairá da premiação com menos do que três estatuetas.

Brasil no Oscar

O Oscar 2025 tem despertado o interesse dos brasileiros mais do que em outras edições. Não é para menos. É a primeira vez, em anos, que o país consegue ter um filme incluído entre os indicados nas categorias principais. O responsável por tal façanha é Ainda Estou Aqui, filme dirigido pelo cineasta Walter Salles e protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello. A obra é baseada no livro homônimo do jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva. O filme mostra a busca da protagonista pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, durante a Ditadura Militar (1964-1983), enquanto tenta conter o impacto dos acontecimentos sobre os seus cinco filhos.

Fernanda Torres interpreta Eunice, papel pelo qual recebeu a indicação na categoria Melhor Atriz no Oscar. Após um hiato de 26 anos, essa é a segunda vez na história que uma atriz brasileira é indicada ao prêmio. A primeira foi a mãe de Fernanda, a consagrada atriz Fernanda Montenegro (que também atua no filme), por seu trabalho em Central do Brasil (1998), também sob direção de Salles. Torres é uma das favoritas ao prêmio, aposta reforçada após vencer o Globo de Ouro da categoria Melhor Atriz em Filme de Drama.

Para completar, é a primeira indicação do Brasil na categoria principal, Melhor Filme, por uma obra produzida no país, falada em português e com elenco totalmente brasileiro. A primeira foi por O Beijo da Mulher-Aranha (1985), mas o filme tinha elenco misto e era majoritariamente falado em inglês. E a segunda foi Me Chame Pelo Seu Nome (2017), coprodução com diversos países falada em inglês. Sendo assim, essa edição é ainda mais simbólica e aguardada, principalmente por tratar de um capítulo tão marcante, doloroso e necessário de ser abordado: os presos e desaparecidos políticos durante a Ditadura Militar.

Ao longo da história, o país concorreu em diversas categorias, seja sozinho ou em coprodução com outros países. Foram elas: O Pagador de Promessas (1963): Filme Estrangeiro; Raoni (1979): Documentário; O Beijo da Mulher-Aranha (1986): Filme, Diretor (Hector Babenco), Ator e Roteiro Adaptado; O Quatrilho (1996) e O Que é isso, Companheiro? (1998): Filme Estrangeiro; Central do Brasil (1999): Filme Estrangeiro e Atriz (Fernanda Montenegro); Uma História de Futebol (2001): Curta de Animação; Cidade de Deus (2004): Diretor (Fernando Meirelles), Roteiro Adaptado, Fotografia e Edição; Diários de Motocicleta (2005): Canção Original; Lixo Extraordinário (2011) e O Sal da Terra (2015): Documentário; O Menino e o Mundo (2016): Animação; Me Chame pelo Seu Nome (2018): Filme, Ator, Roteiro Adaptado e Canção Original; e Democracia em Vertigem (2020): Documentário.

Além disso, alguns brasileiros já concorreram em produções estrangeiras: Ary Barroso Canção Original (Brazil, 1945); Tetê Vasconcellos – Direção (El Salvador: Another Vietnam, 1982); Carlos Saldanha – Curta-metragem de Animação (Gone Nutty, 2004) e Filme de Animação (Ferdinand, 2018); Sérgio Mendes e Carlinhos Brown – Canção Original (Rio, 2012); Pedro Kos – Documentário de Curta-Metragem (Lead Me Home, 2022). Em 1960, Orfeu Negro, uma coprodução com a França e a Itália, filmada no Brasil e falada em português venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional, mas representando a França.

Ainda Estou Aqui tem feito uma excelente campanha desde seu lançamento, sendo elogiado e ovacionado perante plateias de todo o mundo. Desde sua exitosa estreia, no Festival de Cinema de Veneza, em 2024, passando pela vitória de Fernanda no Globo de Ouro e sua recentemente agraciação com o prêmio Virtuoso, no Festival Internacional de Cinema de Santa Barbara, na Califórnia, não têm faltado louros para o filme. E são mais do que merecidos!

Sobre a ACCiRN

A Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 2017, com o intuito de formalizar, fortalecer e valorizar a crítica cinematográfica do estado, bem como os profissionais que a desenvolvem.

Entre os objetivos da associação estão: a capacitação da classe, a representatividade diante de festivais, mostras e concursos relacionados ao cinema – o que inclui a escolha de representantes oficiais para integrar o júri desses eventos –, além de dialogar com desenvoltura com as distribuidoras de filmes para priorizarem a exibição de obras no estado, além de outras ações.

Os membros da ACCiRN primam por uma reflexão crítica e responsável, exercendo seu trabalho com liberdade de expressão. A Associação também está engajada nos movimentos audiovisuais e cinematográficos do estado, participando, de maneira atuante, em festivais, bate-papos, mesas-redondas, júris, curadorias, comissões, dentre outros.

Sobre a Cervejaria Resistência

A Cervejaria Resistência foi inaugurada em 2022 pelo advogado e cervejeiro paraense Anderson de Souza Barra. Após fixar residência com a família em Natal, no ano de 2018, Anderson começou a produzir as cervejas Resistência, frutos dos conhecimentos que adquiriu em um curso de produção de cerveja artesanal na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau/SC.

Os rótulos homenageiam movimentos sociais e figuras importantes do cenário. Paralelamente, passou a fazer, em sua casa, reuniões da militância, eventos culturais, literários e cinematográficos. Inicialmente chamada de Casa da Resistência, quatro anos depois, se fixou no bairro de Ponta Negra, passando a se chamar, oficialmente, Cervejaria Resistência.

Além de oferecer cervejas artesanais de qualidade, dentre as quais, a Campesina, em parceria com o MST/RN, o espaço mantém a mesma essência do início. A casa recebe shows dos mais variados estilos – rock, samba, blues e outros; debates e eventos políticos e culturais, se tornando um local de referência e efervescência na cultura e na política da capital e do estado.

SERVIÇO

O que: Exibição do Oscar 2025: Vai, Fernanda!

Quando: domingo, 2 de março de 2025

Onde: Cervejaria Resistência (Rua Leonora Armstrong, 35, Ponta Negra)

Horário: 20h

O que vai ter: exibição do Oscar, bate-papo, bolão, concurso de fantasias

Entrada: gratuita

Mais informações: Instagram: @accirn e @resistenciacervejas

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana