Quase concomitante ao início deste blogueiro no jornalismo surgia numa Natal ainda mais provinciana e besta, o selo Jovens Escribas. Parecia uma iniciativa ousada para realmente quatro mancebos escritores ainda sem muito currículo. E de fato era. Mas de fato vingou. São 20 anos de estrada e a todo vapor. De jovens para veteranos escribas são mais de 250 títulos jogados no mercado, sob a liderança do já calvo escritor Carlos Fialho.
Fialho já tinha uma coluna com relativo sucesso na página de relativo sucesso da Diginet, um provedor de internet naquele início de século. Lembro porque pouco depois me inseri por lá também e lembro ainda do galadinho escriba tirar onda com meu texto. Algo do tipo: “Nossa, que sensível” (rs). Mas desconheço se Daniel Minchoni, Patrício Jr. e Thiago de Góes já haviam publicado algo. Então realmente parecia pretencioso, mas algo cabível para a época.
Natal tinha pouquíssimas editoras à época. A Sebo Vermelho se destacava, como hoje ainda. Nesses 20 anos, até onde sei, são as únicas sobreviventes daqueles analógicos tempos. E a Jovens Escribas surgia com nova safra também com novas formas de propaganda e bons livros de estreia. Aos poucos, gente daqui e gente de lá eram lançados pela editora, que ganhava notabilidade, espaço nos jornais e um bom acervo à venda.
E para coroar duas décadas como um dos pilares da produção literária potiguar atual, a hoje Escribas Editora convida os leitores, não leitores, intelectuais e analfas, bichos-grilos e afins para um grande evento de celebração aberto ao público, neste sábado (19), a partir das 16h, na Praça de Eventos Cláudio Porpino (ou Praça Ecológica de Ponta Negra ou Praça do Gringo’s).
A programação diversificada inclui lançamentos de livros, sessões de autógrafos, bate-papo com escritores, discotecagem e show ao vivo, unindo literatura, música e importantes causas sociais.
PROGRAMAÇÃO:
- 15h30: Grande Foto Coletiva com escritores da Escribas, um registro histórico de duas décadas de colaboração e paixão pela escrita.
- Logo após a foto: Sessão de Autógrafos com autores da editora, destacando os lançamentos dos novos livros de Carlos Fialho e da poeta assuense Itamara Almeida. Também estarão presentes diversos autores e autoras da editora para autógrafos e interação com o público.
- 16h30 às 17h: Bate-papo descontraído com os escritores Clotilde Tavares e Pablo Capistrano, contando um pouco desses 20 anos de estrada.
- 17h: A Discotecagem toma conta da praça com o DJ Samir, embalando o público com o melhor da música brasileira.
- 18h30: Um show memorável com a dupla Júlio Lima e Diego Francisco, apresentando um repertório repleto de sucessos do Rock e da MPB, garantindo uma noite animada.
- 20h: A energia aumenta com o DJ Papel, prometendo agitar a todos com sets vibrantes.
AÇÃO SOCIAL E PROJETO CAIXA DE LEITURA:
Além de celebrar a literatura, o evento de 20 anos da Escribas abraça a solidariedade. Parte da receita obtida com a venda de livros no dia do evento será revertida para as ONGs Acalanto (que atua com adoção de crianças) e Hope (dedicada ao acolhimento animal).

O lançamento também promoverá a doação de livros a professores de escolas públicas de Natal numa reedição do projeto CAIXA DE LEITURA, uma iniciativa que vai converter parte do dinheiro conseguido com patrocínios em exemplares para estes profissionais parceiros, reforçando o compromisso histórico da editora com a educação e o acesso à cultura.
PALAVRAS DE CARLOS FIALHO:
“Completar 20 anos é um marco para todos nós que construímos coletivamente essa história. Somos dezenas de autores e autoras, profissionais de revisão, direção de arte, diagramação, empresas gráficas, vendedores de livros. Mais do que uma editora, somos uma iniciativa que nasceu de uma união de pessoas encantadas pelo fazer cultural e pela promoção da leitura.
Este evento é a nossa forma de agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada e de reafirmar nosso compromisso com a cultura de Natal, do Rio Grande do Norte e do Brasil, incluindo sempre causas sociais e colaboração com parceiros como uma forma de lembrar permanentemente que nunca nos faltou apoio da comunidade leitora e amiga de Natal. Por isso, é nossa obrigação contribuir e compartilhar sempre parte da nossa prosperidade.
Convidamos toda a população de Natal para celebrar conosco, conhecer nossos autores, desfrutar de boa música e contribuir para que esses 20 anos virem pelo menos 21, né? Até lá!”, afirma Carlos Fialho, autor e diretor da Escribas.
O público poderá adquirir os títulos da editora, incluindo os lançamentos, diretamente nos estandes montados na praça, além de desfrutar de opções de bebidas.
PATROCÍNIOS:
O evento ESCRIBAS 20 ANOS só está sendo possível graças ao patrocínio de entidades, pessoas e empresas que acreditaram em sua realização e que apoiam o trabalho da Escribas. Precisamos agradecer a todos e todas:
SESC / FECOMÉRCIO – RN
SEBRAE – RN
SESI – RN
ÁLVARO DIAS
FERNANDO MINEIRO
UNI-RN
BASE COMUNICAÇÃO
PLANOB MARKETING
ART&C COMUNICAÇÃO INTEGRADA
RESTAURANTE JESUÍNO BRILHANTE (SP)|
FESTIVAL MADA
CLÍNICA CORPORIS
@DOENTESPORFUTEBOL
SERVIÇO: 20 anos da Escribas Editora
Data: 19 de julho de 2025 (Sábado)
Horário: A partir das 16h
Local: Praça de Eventos Cláudio Porpino (ou Praça Ecológica de Ponta Negra ou Praça do Gringo’s) – Natal/RN
Entrada: Gratuita
Atrações: Clotilde Tavares e Pablo Capistrano, DJ Samir, Júlio Lima e Diego Francisco, DJ Papel e lançamentos de livros da Escribas.
