Vai ter audiovisual com Drops Goiamum no Circuito Cultural Ribeira

Pode-se dizer que o Drops Goiamum, atividade de difusão, fomento e formação de plateia, idealizado pelo Festival Goiamum Audiovisual e realizado com o objetivo promover atividades continuadas, volta finalmente, para casa. Sim, a primeiríssima edição dos Drops aconteceu exatamente nas primeiras edições, também, do Circuito Cultural da Ribeira, lá nos idos de 2012, quando ainda, certamente, a temperatura social era amena.

A realização da atividade compacta é uma forma, segundo Keila Sena, diretora do Festival Goiamum, de manter o Goiamum atuante, dando vazão as demandas que surgem através das oportunidades que sempre chegam ao Festival e também de compartilhar essas oportunidades como o meio do audiovisual potiguar e público geral interessado.

Seguir no propósito da difusão e formação de plateia, trazendo obras que normalmente não chegariam na cidade pelas vias das salas comerciais, tecendo ainda diálogos acerca de assuntos que estão na pauta sociedade, polêmicos ou não, através da reflexão oriunda da exibição de uma obra cinematográfica é um dos maiores objetivos dos Drops.

Drops #4 – Sessão Sol Alegria

Se por aqui no ano de 2018 o clima esquentou, com o Drop’s # 4 – Sessão Sol Alegria não poderia ser diferente. E mais, se é a arte que tanto assanha os moralizados e moralizantes, a combinação Arte + Política une-se em um grito uníssono quase perfeito, quando sempre, sem dúvida, explosivo.

Na sua quarta edição, o Drops Goiamum retorna com uma programação de exibição de longa seguida de bate-papo. E a estrela da edição é o filme SOL ALEGRIA, que conta com a direção de Tavinho Teixeira (PB) e Mariah Teixeira. A proposta, segundo o curador Paulo Roberto (PB), é potencializar através desse filme-bomba as discussões inflamadas que estamos passando no nosso país, onde o perigo do retrocesso político está pronto para dar o bote. O filme, que vem fazendo uma trajetória incrível, com exibições em Roterdã, Brasília, Olhar de Cinema, Nova York, continua o curador, provoca por nos colocar no front dos embates políticos, estéticos e sociais tão necessário aos tempos atuais.

Sinopse

Enquanto o país está sob o jugo de uma junta militar e pastores corruptos pregam o apocalipse, uma família excêntrica e sem lei – uma espécime de Bonnie & Clyde com crianças – caminha pelo interior brasileiro. Seu primeiro objetivo é entregar uma remessa de armas a um grupo de freiras militantes que se retiraram para a selva, vivendo da renda de sua plantação de cannabis.

A abordagem dadaísta do poeta e cineasta Tavinho Teixera, que desempenha um dos papéis principais ao lado de sua filha Mariah Teixeira, resulta em uma colagem colorida em que reflexões político-filosóficas, asfixia erótica, bebedeiras e uma ode ao poder do Bálsamo de Tigre são justapostos na trama. Projeções de fundo, efeitos visuais psicodélicos e uma trilha sonora eclética, evocam a cultura do cinema experimental dos anos 70, a época com a qual Sol Alegria também compartilha seu tom básico de niilismo alegre.

Com duração de 1h30min e classificação indicativa 18+, a atividade contará ainda, logo em seguida da exibição do longa, com o debate entre o público e o diretor Tavinho Texeira, que estará disposto a tecer pontos pertinentes lançados pelo público acerca das suas motivações. Paulo Roberto, realizador e curador paraibano irá mediar o bate papo.

Tavinho Teixeira

É ator, diretor e roteirista. Nasceu em 1965 na Paraíba, Brasil. Iniciou sua carreira desenvolvendo atividades nas Artes Performáticas e Literatura. Em 2011, iniciou sua carreira como diretor cinematográfico e roteirista com o longa-metragem “Luzeiro Volante”, em seguida realizou o curta “Púrpura” em 2012 e o longa “Batguano” em 2014.

O Drops#4 – Sessão Sol Alegria é realizado pelo Festival Goiamum Audiovisual e Casa de Produção, em parceria com o Circuito Cultural da Ribeira e apoio da RN Projetores.

SERVIÇO

Evento: Drop’s #4 Goiamum: Sessão Sol Alegria
Classificação Indicativa: +18
Data: 14 de outubro de 2018
Hora: 19h
Local: Casa da Ribeira | Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira, Naral-RN.
Entrada Franca
Realização: Casa de Produção e Festival Goiamum Audiovisual
Parceria: Circuito Cultural Ribeira
Apoio: RN Projetores
Informações: (84) 98888-8942 e (84) 99832-1382 e casadeproducao10@gmail.com

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *