Programação gratuita vai reunir sebos, editoras, lançamentos de livros, oficinas, aulas espetáculos e cinema ambiental
O Festival Literário da Pipa (FliPipa) chega à 9ª edição mantendo a tradição de levar o melhor da literatura para a praia mais paradisíaca do litoral sul Potiguar. De quinta (30 de outubro) a 1º de novembro, a Praça do Pescador recebe debates, oficinas, palestras e ações educacionais e ambientais. A nona edição do Flipipa vai abordar “Memória em Movimento”, passando pela presença do Romanceiro Ibérico em Tibau do Sul, visitando Biografias, Memórias, Ancestralidades e Literatura Indígena.
A tradicional Tenda dos Autores receberá programação nos três turnos. Localizada na Praça do Pescador, a Tenda terá aulas espetáculos, mesas literárias e debates com programação gratuita durante todo o dia. O FliPipa mantém os espaços consagrados ao longo dos anos como as sessões de autógrafos, a Feira de Livros, os lançamentos na Cooperativa Cultural da UFRN, os Sebos, as Editoras e as ações do SESC.
Para esta edição, Hotéis e Restaurantes da Pipa se somam ao projeto tornando-se Espaços Culturais com programação diária: Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça, Calígula, Macoco Cozinha Artesanal e Athenas Creperia.
Estão na edição 2025: Sidarta Ribeiro, Paulo Betti, Mário Magalhães, Tiganá Santana e Pedro Luís, as autoras indígenas Auritha Tabajara e Eliane Potiguara, além de Fernanda da Escóssia, Ana Miranda, Valéria Rezende, João Almino, Leila Tabosa mais os escritores líteros-musicais Pedro Luís, Tiganá Santana, Geraldo Eduardo Carneiro (também tradutores); Wilson Freire, Sofia Freire, além dos escritores Humberto Hermenegildo, Maria Aparecida Rego, Derivaldo, Maria Valéria Rezende, Rejane Souza, Carla Alves e o Corpo de Leitura e canto lírico “Mulherio das Letras Zila Mamede”, Clarice Freire, o ator Arlindo Bezerra, Andreia Galvão, Flávio Ferreira, Isac Melo, o rapper Miguel Carcará, Rita de Cassia Neves, Ângela Almeida, Vicente Serejo, Adélia Costa, Célia Bombom, Fátima Régis, Geralda Efigênia, Ester Havenna, Janaína Leite, Jussiara Soares e Sofya Julyana, SPVA (Sociedade dos Poetas Vivos e Afins), Ana Claudia Trigueiro, Ana Laudelina Ferreira Gomes, Conceição Flores, Manoel Onofre Jr, Thiago Gonzaga, Manoel Onofre Neto, João Batista de Morais Neto, mais o sarau poético de Jaguar Andrade e o Sarau das Manas com o Mulherio das Letras Nísia Floresta no Espaço Athenas Creperia.
Na programação, nomes como os violeiros Felipe Pereira e Helanio Moreira e os músicos Carlos Zens, Chico Bethoven e Gilberto Cabral ministram aulas espetáculos, com o brilho de Jaguar Andrade encerrando a programação na Calígula Pizzaria.
Segundo o Curador Dácio Galvão: “Essa edição está empenhada na formação e no debate de narrativas literárias composta pelas vias locais, do romanceiro, da oralidade. Marcando ancestralidades literatas indígenas e afrodescendentes – em diálogo criativo coma a produção literária contemporânea”, explica.
O Flipipa é uma produção da Fundação Hélio Galvão e Escritório Candinha Bezerra, com patrocínio da Prefeitura de Tibau do Sul, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Secretaria de Educação do RN, Secretaria de Turismo do RN, Emprotur, Idema, Banco do Nordeste, Governo Federal, Assembleia Legislativa, Fecomércio/SESC, Fiern/Sesi, Sebrae, Preserve Pipa e Pipa Convention Bureau. E conta com apoio da Athenas Turismo, Pipa Lagoa, Sun Bay, Bicho Preguiça, Calígula, Macoco Cozinha Artesanal e Athenas Creperia.
