Dois adolescentes tocam em trem de SP para conseguir acesso à UFRN

Sérgio Vilar26 de fevereiro de 2019Música, Image

O trem liga Mogi das Cruzes à capital São Paulo. Liga também o sonho de dois estudantes músicos em cursar a UFRN. Entre os sacolejos desse trem, os amigos de infância Caio Augusto de Godoy Souza e Danilo Moisés de Oliveira executam canções populares no violoncelo e no violão.

Caio, 16 anos, quer aprofundar seus conhecimentos no violoncelo e escolheu a Escola de Música da UFRN pela referência nacional no instrumento, o professor Fábio Presgrave. E Danilo, 17, embarcou no sonho do amigo para morar em Natal, ele na cátedra da geofísica na mesma Universidade.

Tocando por quatro meses no trem, de MPB, rock e samba à música clássica, ganharam algum dinheiro para investir em cursos online, se prepararam para o Enem e pagaram pela viagem que queriam fazer para estudar. E conseguiram. A dupla está em Natal desde 4 de fevereiro e já em seus respectivos cursos.

Um esforço de adolescentes nascidos no interior paulista de Mogi das Cruzes para cursar a universidade federal em Natal, pela referência do seu corpo docente ou pelo campo de trabalho, enaltecido por Danilo em matéria publicada pelo G1.

A Escola de Música da UFRN tem se mostrado cada vez mais um exemplo de formação de jovens músicos para o Brasil e para o mundo. Mantém uma das orquestras sinfônicas formadas por estudantes mais importantes do país. E semanalmente oferece programação gratuita qualificada. É de se admirar.


Foto: Bruna Nascimento

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *