Performance aborda os espaços ocupados pelas mulheres na sociedade e na arte

A performance das artistas Naira Ciotti, Elisa Elsie, Mariana do Vale e Rita Cassavana acontece nesta quinta-feira, às 19h no Espaço Cultural Bólide 1050. Quatro mulheres em performance com o desejo de ampliar a voz e o espaço de experimentação na arte contemporânea. A pauta é de tudo o que abarca os espaços ocupados pelas mulheres na sociedade e na arte.

A segunda noite da Mostra de Performance cria esse espaço de resistência e possibilita a presença de corpos possíveis de manifestar suas ações e poéticas. Esta proposição integra a programação da exposição CORPOS POSSÍVEIS, de Rita Cavassana e Vicente Martos.

No próximo dia 27 de abril, também quinta-feira, sempre às 19h acontece o Entre Artistas, que é um momento de encontro e diálogo entre o público e todos os artistas que participaram da exposição Corpos Possíveis.

Sobre a exposição

Para a pesquisadora, professora e performer Naira Ciotti “Corpos Possíveis é uma exposição transmidiática que dialoga com o corpo-presente da performance e o corpo-ausente de toda autobiografia. Os artistas Rita Cavassana e Vicente Martos expõem peças videográficas que privilegiam conceitos tais como o feminino, o espiritual, o gênero e as máquinas desejantes. Rita Cavassana lida com o corpo, com a dança e com as linguagens do mistério, convocando deuses e principalmente deusas latino-americanas. Vicente Martos explora, com seu próprio corpo, as imagens políticas do gênero, da nudez, do desejo e do sonho. Em Corpos Possíveis há uma estranheza familiar que convida a ser habitada.”

Sobre os artistas

VICENTE MARTOS

Artista e pesquisador, mestrando no Programa de pós-graduação em Artes Cênicas, Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É bacharéu em Performance pelo curso de Comunicação e Artes do Corpo, na PUC.SP. Desde 2007 sua pesquisa transita entre procedimentos físicos e possíveis interações entre corpo, vídeo e arquitetura. Desde então participou de mostras de performance e exposições coletiva.

RITA CAVASSANA

Performer e Artista do corpo. Bacharel em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP, mestranda em Arte Cênicas na UFRN. Foi arte educadora do programas Fábricas de cultura e artista orientadora do Programa vocacional entre 2011 a 2016. Realizou trabalhos de direção no projeto Novos Coreógrafos: Site Specif do Centro Cultural São Paulo e Proac Primeiras Obras em Arte Cênicas e residência artística no Museu da imagem. Em 2015 com o ajuntamento de artistas Projeto Cartas a performance “Carta a Renato Cohen”. Foi colaboradora artística do projeto “CHÃO Laboratório de Performance para Crianças em Meio Rural” Proac de Artes Integradas 2016.

NAIRA CIOTTI

Naira Ciotti é professora-performer, com Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1983). Mestrado concluído em1997 com o título O híbrido professor-performer: uma prática sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob a orientação dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões da performance arte, Arte Contemporânea natecnocultura, a rede, a memória do corpo e os museus de arte denominado “O museu como mídia: performance e espaço colaborativo.” Em setembro de 2005 no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Atua desde 1994 como performer na cena artística.

ELISA ELSIE

Jornalista formada pela UFRN e trabalha profissionalmente com fotografia desde 2006. Estudou fotografia no Westchester Community College, em Nova York e em 2011, criou o ‘Duas Estúdio’ em parceria com a fotógrafa Mariana do Vale

MARIANA DO VALE

Artista visual e se dedica à produção artística tendo a fotografia como principal suporte.Graduada em Jornalismo pela UFRN, Mariana focou sua formação no aprimoramento técnico e teórico da construção de imagens nas artes visuais desde 2006. Realizou um Master Internacional de Fotografia na Instituição EFTI, em Madri, em 2009. Em 2013, realizou o programa de residência de verão da SVA, em Nova Iorque. Atualmente é mestranda do programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFRJ. Desenvolve junto a Elisa Elsie, pelo Duas Estúdio

About The Author: Redação

Redação

Obrigado pela visita!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *