Diógenes da Cunha Lima lança dois livros sob a sombra do baobá

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O advogado e poeta Diógenes da Cunha Lima fará o lançamento de dois livros em um local inusitado: o seu baobá do poeta, um descampado localizado na Rua São José, próximo ao Corpo de Bombeiros, onde mantém um centenário baobá. Será nesta quinta-feira (20), a partir das 17h. Os livros em questão são o “Pablo Neruda – uma entrevista imaginada” e a terceira edição de O Livro das Respostas.

PABLO NERUDA – UMA ENTREVISTA IMAGINADA

prefácio de Nouraide Queiroz

posfácio de Antonio Nahud

Ler Neruda é ouvir o universo em seus segredos. Compreendê-lo, a ponto de fazer ecoar o seu canto, é privilégio dos poetas que trazem n´alma a amplitude e o saber de todos os sons. Diogenes da Cunha Lima, um poeta de sensível e rica originalidade, depois de responder perguntas de Neruda em “O Livro das Respostas”, surge com uma entrevista imaginária inesperada e desconcertante, resultando em um encontro lírico. A poesia hermética e complexa de Neruda dialoga, humana, com a poesia sensível de “Os Pássaros da Memória” (1994). Chile e Brasil merecem um encontro desses, um poema-livro, cósmico como um verso de Neruda, musical como um de Diogenes.

 

O LIVRO das RESPOSTAS

(em face do “Libro de las Preguntas”, de Pablo Neruda)” (3ª edição)

prefácio de Edson Nery da Fonseca

De grande criatividade poética, Diogenes da Cunha Lima, instigado pelo escritor Veríssimo de Melo, aceitou o desafio de responder perguntas feitas pelo poeta chileno Pablo Neruda em sua obra “O Libro de las Preguntas”. Para estar mais perto do poeta e mais rico de aventura, antes foi ao Chile. Mais perto das raízes do vento, do canto geral, das doces palavras como ameixas na boca da amada. Sentindo o pulsar da ilha negra, a poesia de Diogenes não só responde à significação da poesia de Neruda, como avança igual seta de luz, no tempo e no espaço, dignificando a palavra e contribuindo para a permanência do mito.

 

 

 

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês