Dia da Mulher Negra celebrado com programação cultural em Natal nesta quinta

rosy-nascimento

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

“Quando as Mulheres Negras se Movimentam” é um evento organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário – RN em parceria com a Produtora Mungunzá. A programação celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, assim como o Dia Nacional de Tereza de Benguela, em 25 de julho, nesta quinta-feira. A programação acontecerá no espaço Abayomi, em Tirol, das 19h às 22h, com acesso gratuito.

O evento valoriza o trabalho de mulheres negras potiguares com a première de duas produções: o lançamento de ‘Desvio’ (Editora Nua/RJ), livro de contos da escritora fulô (pseudônimo da cineasta Rosy Nascimento) e a estreia de uma Exposição Fotográfica Itinerante, assinada pela fotógrafa e cineasta Elderlanne Tibiano, em colaboração com a fotógrafa Aline Gazzarolly.

Além disso, haverá uma programação cultural com música, performance e poesia, protagonizada majoritariamente por artistas negras potiguares.

O evento é a primeira produção organizada oficialmente pela Produtora Mungunzá, que em 2018 realizou o “Festival Mungunzá”, voltado para a celebração da cultura negra potiguar. O evento objetiva ocupar com arte e resistência o dia 25 de julho homenageando à luta histórica das mulheres negras contra o machismo e racismo estruturais dos países latino-americanos.

A entrada é gratuita e a venda dos livros de fulô será revertida para a produção do curta-metragem Mãe & Preta, realização do Mulungu Audiovisual – coletivo de cinema negro potiguar.

Mais sobre o lançamento de “Desvio”:

fulô é uma escritora potiguar que evidencia em seus textos a vivência de mulher negra e de pessoa com sofrimento psíquico. Possui zines autorais lançados de forma independente: Vômitos dos meus excessos (2016) e Soul Cactos (2017). Integra as antologias poéticas CidadElas (2017) e Blackout (2018). Desvio (Editora Nua/RJ, 2018), seu primeiro livro de contos, já iniciou sua trajetória sendo lançado primeiramente no Rio de Janeiro, na Casa das Pretas, e agora chega o momento de seu lançamento em Natal, organizado pela Produtora Mugunzá.

Mais sobre a Exposição Fotográfica:

A exposição idealizada pelo conjunto de militantes do Movimento de Mulheres Olga Benário – RN em parceria com a Produtora Mungunzá retrata mulheres negras que transformam e enfrentam a realidade machista e racista na contemporaneidade ocupando posições de destaque. Foram escolhidas para o ensaio lideranças sociais da cidade do Natal/RN, representando a força e beleza da mulher negra, como também contribuindo com os registros históricos retratando quem são essas mulheres. A fotógrafa responsável por captar esse momento especial foi a também cineasta Elderlanne Tibiano, que assinará sua primeira exposição profissional.

Serviços:

Quando As Mulheres Negras se movimentam
O que: Lançamento do livro Desvio ‘Editora Nua’ + Exposição fotográfica
Local: Espaço Abayomi (R. Ezequias Pegado, 1021 – Tirol)
Horário: 19h às 22h
Data: 25/07/2019

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês