Nossa identidade se ancora naquilo que é construído na cidade. “Lugares onde nos encontramos, onde festejamos e onde cultivamos nossas memórias coletivas. Tudo aquilo que lembramos como referência de onde viemos. Caicó, enquanto espaço geográfico, é o solo que fornece a seiva das nossas histórias”, destaca a arquiteta Lívia Nobre no prefácio do Álbum Caicó Ontem e Hoje.
A publicação será lançada pela Referência Comunicação nesta quarta-feira, 21 de abril, e traz a comparação de cenários de Caicó em três décadas diferentes. A live será a partir das 16h, pelo YouTube e Facebook da Referência.
A publicação também é uma homenagem a José Ezelino, fotógrafo responsável pelas fotos mais antigas do Álbum. Textos do professor Adauto Guerra completam a publicação, destacando algumas personalidades que dão nome às ruas de Caicó.
O evento virtual contará com a participação de Ana Zélia Maria Moreira, sobrinha-neta de José Ezelino, arquiteta, socióloga e doutora em Educação; da arquiteta Lívia Nobre, pesquisadora sobre patrimônio cultural e arquitetônico; e do fotógrafo e oficineiro Jefferson Dutra.
O Álbum é uma reedição da publicação da década de 90 feita pelo jornalista Madureira. As fotos atuais partiram de uma oficina virtual de fotografia promovida pela Referência.
“Esse é mais um projeto da campanha de 10 anos da agência Referência. Com apoio da Lei Aldir Blanc, buscamos elaborar um projeto que contribuísse com a valorização do patrimônio da nossa cidade e onde fosse possível compreendermos a mudança do cenário urbano durante o tempo”, destaca Diego Vale, diretor da Referência.
A publicação estará disponível na internet e exemplares serão doados para bibliotecas e escolas municipais. A Associação dos Ex-alunos do CDS e a ACAPAM receberão exemplares impressos para comercialização e a receita será revertida para os projetos sociais das instituições filantrópicas.