Devolvam meu São João

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O mossoroense Marcus Lucenna, que mora no Rio de Janeiro há mais de quarenta anos, é um ferrenho defensor da cultura nordestina. Poeta, cantor, compositor e cordelista, é conhecido como “O Cantador dos Quatro Cantos” por causa das suas andanças Brasil afora. É ocupante da cadeira número 7 da ABLC (Academia Brasileira de Literatura de Cordel) e conheceu de perto dezenas de grandes nomes da música nordestina, entre os quais Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Elino Julião e Luiz Gonzaga, este último, sua grande inspiração para ingressar no universo da música nordestina de raiz. Marcus Lucenna é autor de vários livros, sendo o mais recente “As aventuras de Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz”

No rádio, Marcus Lucenna dirigiu e apresentou os primeiros programas de forró em horário nobre; no Rio de Janeiro, na Imprensa FM e Tropical FM.  Também esteve à frente dos programas  “Nação Nordeste”, na Rádio Viva Rio e  “Marcus Lucenna – a Voz do Povo”, na Rádio Carioca AM.

Sempre que era convidado para participar de programas de TV, o mossoroense defendia a cultura nordestina, especialmente na área da música. Quando participou do programa Sem Censura da TV Brasil em 2017, o talentoso mossoroense falou sobre a invasão de outros estilos musicais nas festas juninas,  com um aumento cada vez mais crescente de estilos alheios à cultura nordestina nos últimos anos.

Todos nós sabemos que a participação de grandes nomes da música nacional nos festejos juninos contribui para o fortalecimento do Turismo, da geração de renda e para o aumento da arrecadação de impostos. Mas, como afirmou Marcus Lucenna em determinado momento da entrevista: “O melhor do Nordeste é a gente ver a verdadeira música nordestina; não sou preconceituoso, mas sugiro às pessoas que organizam o São João no Nordeste, que façam uma espécie de intercâmbio. Por exemplo: as cidades que fazem São João trocarem artistas entre si. Mais adiante, Marcus Lucenna conclui: “Pode-se contratar as megas estrelas; mas não é justo se usar dinheiro público para um evento, tirando o elemento que criou a festa.”*

Este ano o São João de Natal foi um sucesso absoluto. Bateu recordes de público nos eventos em todas as quatro regiões administrativas da cidade e nos shows da Arena das Dunas.

É preciso reconhecer que a programação da prefeitura de Natal foi a melhor dos últimos anos. Mesmo assim não se pode negar que os verdadeiros defensores do forró autêntico potiguar não tiveram o espaço que mereciam. Podemos citar como exemplo dois nomes: Roberto do Acordeon e Deusa do Forró.

Muito precisa ser feito para aumentar a participação dos nossos talentos forrozeiros de raiz nos festejos juninos de Natal. Enquanto isso não acontecer, precisamos repetir as palavras de Marcus Lucenna, que afirmou certa vez: “Devolva meu São João!”

*Entrevista disponível no canal de Marcus Lucenna no Youtube. @fernandoluizcantor

Fernando Luiz

Fernando Luiz

Cantor, compositor, produtor cultural e apresentador do programa Talento Potiguar, que é exibido aos sábados, às 8 horas pela TV Ponta Negra, afiliada do SBT no RN.

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.