Poeta e escritor volta ao disco-livro colocando seus versos para um mergulho na negritude e ancestralidade, a partir de vozes e melodias de músicos e cantores do naipe de Jorge Du Peixe, Arrigo Barnabé, Lia de Itamaracá, Felipe Cordeiro, Carlos Zens, Toninho Horta e muitos outros. Lançamento terá aula-espetáculo do guitarrista Jaguar Andrade, um dos participantes do disco
O poeta e escritor natalense Dácio Galvão está de volta ao livro sonoro e entrega seus escritos poéticos para um time estrelado de compositores, intérpretes e músicos, numa viagem por ritmos brasileiros. O álbum “Poemúsicas 3” é parte da série de Disco-livro iniciada com o Poemúsicas de 2009 e o álbum 2, em 2018.
Dácio Galvão faz um mergulho na negritude e ancestralidade a partir de vozes e melodias que referendam o sentido deste diálogo, caso de Zezé Motta, Jorge Du Peixe, Carlinhos Brown, Felipe Cordeiro, Lia de Itamaracá, Alaíde Costa, Daúde, Tião Carvalho, Banda Didá, Bule Bule, dentre outros nomes.
O lançamento do álbum será no dia 10 de novembro, no Espaço Cultural Ruy Pereira (Zé Reeira), a partir das 16h. O espaço público será convertido em pista de dança, sob a batuta do DJ Alf, para reverberar a música enquanto ritmo e poesia. A programação também contará com uma aula-espetáculo do guitarrista Jaguar Andrade, que participa numa das faixas do disco. A presença do artista é patrocinada pelo Sebrae-RN. A obra sai pelo selo Nação Potiguar, numa parceria do Scriptorium Candinha Bezerra e Fundação Hélio Galvão.
Ao todo são 15 poemas musicados. Entre cirandas norteadas, batuques praieiros e até um xote militante, muitas estrelas dialogam com este compilado de poemas da fase recente do autor, que se considera mais motivado politicamente. “O disco-livro coloca os poemas em movimentos integrando linguagens, como faz a récita de Arrigo Barnabé, as sonoridades da guitarra de Jaguar Andrade e o contrabaixo de Arismar do Espírito Santo”, pontua Dácio Galvão.
O disco abre com os belos versos de “Saga”, compondo com a melodia e voz do instrumentista, arranjador e guitarrista mineiro Toninho Horta (“O rio desliza/Água no Baldo, no dia, na dor / o Sertão-mundo de Otacília / Companhia nas veredas, amor”). Dos parceiros, o mais presente é o baiano Gereba Barreto, que participa criando a melodia para cinco poemas: “Tom”, no qual dialogam o músico do Nação Zumbi Jorge Du Peixe e o cantor Tião Carvalho.
Em Xote Militante (“O mar/Mulher de Mil Sóis/Dorso líquido nas Proas das manhãs…”), que Dácio Galvão dedica-o a Augusto de Campos e Maiakovski. “Fé – Vozes Negras”, poema em que o autor saúda pais e mestres como “Mestre Geraldo, Paulo Africano, Mestre Correia e Possidônio. ”Ele” (“Samba de latada, é morada/ samba de matuto, é astuto…”) com participação de Bule Bule nos vocais, pandeiro e prato. E “Eu”, que aborda povos ancestrais oprimidos em suas práticas religiosas.
Outro parceiro é o músico potiguar Carlos Zens, que entrega uma “Ciranda” potente para a vocalização de Lia de Itamaracá sob a introdução de Dácio Galvão, oralizando os próprios versos. Jubileu Filho entrou com a levada dançante em poemas “Adagiário”, que recebe a voz de Daúde, e “Nortear”, com Felipe Cordeiro, Patrícia Bastos e participação de Manoel Cordeiro na guitarra.
Dácio Galvão
Além de poeta, Dácio Galvão é gestor cultural, produtor, escritor e atual Secretário de Cultura de Natal (Secult/Funcarte). É mestre e Doutor em literatura pela UFRN. Tem seis livros no currículo, entre ensaios e poesia; o último foi “Poética Geral”, que trouxe uma seleção de poemas escritos ao longo de quase 40 anos.
Ele também fez experimentações com poesia e música na forma dos álbuns “Poemúsicas”, que contam com dois volumes. De sua bibliografia constam os livros “Blues Repartido”, “Palavras, Palavras, Palavras”, “Da Poesia ao Poema” e no ano passado lançou “A poesia Câmara Cascudo: um livro no inferno da biblioteca”. Além dos Cd’s-livros “Poemúsicas1” e “Poemúsica 2”.
Serviço
dia 10 de novembro, a partir das 16h, no Espaço Cultural Ruy Pereira (Zé Reeira), Cidade Alta. Participação do DJ Alf. Sessão de autógrafos e aula-Espetáculo com Jaguar Andrade, guitarrista.

1 Comment
Aplausos 👏 📣 👏 📣 👏 📣 pelo excelente trabalho lírico e musical, poeta Décio Galvão.