Promover uma nova perspectiva para a dança na investigação de corpos diversificados. Este é o objetivo do grupo Movidos Dança, que abre nesta quinta (18) as inscrições para as oficinas do Laboratório Movidos à Dança em seis municípios do RN. Inscrições gratuitas pelo site (www.movidosdanca.com) e nos locais indicados por cada Prefeitura. Serão 25 vagas. As oficinas são voltadas para jovens acima de 14 anos e têm como público-alvo pessoas com ou sem deficiência, pessoas pretas e da comunidade LGBTQIAP+. Interessados podem entrar em contato pelas redes sociais do grupo de dança (@movidosdanca). O Centro de Convenções de Guamaré será o palco da primeira oficina do Laboratório. Além de Guamaré (26/05), as oficinas serão realizadas em Pendências (27/05), Baía Formosa (02/06), Pedro Velho (03/06), Porta Alegre (09/06) e Carnaúba do Dantas (10/06).
TIQUINHA RODRIGUES
A rabequeira, cantora e compositora Tiquinha Rodrigues lança show em estúdio. A apresentação está disponível no canal do youtube da artista. A direção é de Rita Machado. O show foi gravado no estúdio Tapete de Pavão no sábado de carnaval deste ano. Na apresentação, uma homenagem a sua mãe. Tiquinha vem acompanhada de seus parceiros de longa data Kléber Moreira e Tony Gregório para apresentar faixas de seu trabalho solo “Tica”, lançado em 2021, e alguns forrós que ouvia junto ao pai. Para o material audiovisual Tiquinha segue com um time de peso.
NOVO SINGLE DA BANDA YDNA
“Diamante” é o novo single de YDNA. Composta e produzida em parceria com Luan Bates, a faixa traz uma nova linguagem abordada pela cantora norte-rio-grandense (que também dá nome à banda), com uma sonoridade voltada para o R&B e o pop contemporâneo. Nascida em Macau e criada em Galinhos, YDNA (@ydnabanda) compôs suas primeiras músicas ainda na adolescência e neste período conheceu a baterista Adrielly Moura, criando o projeto que também leva o nome artístico da vocalista. Completam a banda Lucas de Lima no baixo e Miguel França na guitarra. O grupo tem sido nome frequente em espaços e festivais de Natal nos últimos dois anos e, agora, se prepara para lançar seu primeiro trabalho completo, o EP “A Porta” ainda no primeiro semestre de 2023.
Após realizar apresentações do espetáculo “Meu Seridó’, o projeto “Teatro em Pauta” segue nesta quinta no Teatro Alberto Maranhão com apresentações gratuitas do espetáculo “Abrazo” – do Grupo Clowns de Shakespeare. Serão realizadas dez apresentações, sendo cinco de cada espetáculo, voltadas exclusivamente para a comunidade escolar pública da cidade de Natal, alcançando na totalidade 5.000 alunos e professores. A proposta do projeto, é possibilitar uma experiência imersiva pelo teatro, oferecendo a oportunidade de os alunos adentrarem no universo dos espetáculos. As últimas apresentações ocorrem nesta quinta, com sessões às 8h30 e 14h30.
NARRATIVAS DO SILÊNCIO
As inscrições para a segunda turma da oficina de fotografia do Projeto “Narrativas do Silêncio” já estão abertas. A atividade é direcionada exclusivamente à comunidade integrada por pessoas surdas residentes em Parnamirim ou em outros municípios da Região Metropolitana à exceção de Natal. Na capital potiguar, onde foi promovida a primeira turma, a oficina foi realizada em abril. Em Parnamirim, a programação será desenvolvida nos dias 20 e 27 de maio (sábados), das 14h30 às 18h, na sede do Cartório Paiva Amaral (2º Ofício de Notas), que fica na Av. Brigadeiro Souto, 10 – Boa Esperança. A solicitação de matrícula deve ser feita por telefone, com Risalva Garrilho (99184.4131), e as vagas são limitadas aos primeiros vinte inscritos.
NÚCLEO DE CINEMA EM COMUNIDADE INDÍGENA
O Território KATU Digital é um projeto de formação audiovisual direcionado aos potiguaras da Comunidade Indígena do Katu. E ainda prevê a aquisição e instalação de um núcleo de equipamentos: câmera fotográfica, lentes, gravador, som, equipamento de drone e acessórios. O Projeto é idealizado pela produtora BOBOX Produções em parceria com a ORI Audiovisual e o Cacique Luiz Katu, liderança indígena da Comunidade e tem o patrocínio privado através do Programa Câmara Cascudo e Governo do Estado. Durante o Projeto os alunos desenvolverão um filme com Direção de Rodrigo Sena e participação e voz ativa de todos os alunos e alunas do Núcleo.
CARAVANA REC EM FLORÂNIA
O projeto Caravana REC – uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte – iniciou sua 3ª temporada no mês de abril e após passagem por Natal, Macaíba e Upanema, está com inscrições abertas para o município de Florânia. As oficinas gratuitas serão realizadas na Casa de Cultura de Florânia entre os dias 05 e 09 de junho. O público-alvo são pessoas a partir de 15 anos, que tenham interesse em conhecer e experimentar o segmento do audiovisual/cinema. Não é necessário ter conhecimento prévio.
SOM DA MATA
O Som da Mata recebe neste domingo, 21 de maio, no Parque das Dunas, o grupo Terra do Sal Jazz Band, que iniciou suas atividades no ano de 2014 na cidade de Macau, e continua sua atuação até os dias atuais com o objetivo de abrilhantar shows musicais, como: festivais, formaturas e eventos particulares. A partir das 16h30 no Parque das Dunas.
CINEMA EM GOSTOSO
A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso divulga data de realização. O evento será realizado de 24 a 28 de novembro de 2023, com a exibição de longas e curtas-metragens ao ar livre, em São Miguel do Gostoso. Em breve serão abertas as inscrições para filmes de todo o país e serão anunciadas.
URBANOCINE
O Festival Urbanocine inicia as suas atividade de 2023 com uma oficina de Produção de filmes com celular e uma oficina de produção de curtas com equipamentos de cinema, no município de Cruzeta, entre os dias 22 e 26 de maio. A oficina, que será ministrada por Gustavo Guedes, um dos idealizadores e coordenadores do Festival Urbano Cine, acontecerá em parceria com o Curta Caicó. As aulas serão gratuitas e direcionadas aos alunos da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros (Cruzeta/RN), onde serão compartilhadas e praticadas linguagens cinematográficas , na teoria e na prática, além da prática com dispositivos móveis e outros equipamentos de gravação de som e imagens. O resultado será conferido posteriormente, na programação do Festival Curta Caicó.