CURTINHAS: Movidos Dança, Tiquinha, oficinas de teatro e audiovisual e mais

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

MOVIDOS DANÇA EM 6 MUNICÍPIOS

Promover uma nova perspectiva para a dança na investigação de corpos diversificados. Este é o objetivo do grupo Movidos Dança, que abre nesta quinta (18) as inscrições para as oficinas do Laboratório Movidos à Dança em seis municípios do RN. Inscrições gratuitas pelo site (www.movidosdanca.com) e nos locais indicados por cada Prefeitura. Serão 25 vagas. As oficinas são voltadas para jovens acima de 14 anos e têm como público-alvo pessoas com ou sem deficiência, pessoas pretas e da comunidade LGBTQIAP+. Interessados podem  entrar em contato pelas redes sociais do grupo de dança (@movidosdanca). O Centro de Convenções de Guamaré será o palco da primeira oficina do Laboratório. Além de Guamaré (26/05), as oficinas serão realizadas em Pendências (27/05), Baía Formosa (02/06), Pedro Velho (03/06), Porta Alegre (09/06) e Carnaúba do Dantas (10/06).

TIQUINHA RODRIGUES

A rabequeira, cantora e compositora Tiquinha Rodrigues lança show em estúdio. A apresentação está disponível no canal do youtube da artista. A direção é de Rita Machado. O show foi gravado no estúdio Tapete de Pavão no sábado de carnaval deste ano. Na apresentação, uma homenagem a sua mãe. Tiquinha vem acompanhada de seus parceiros de longa data Kléber Moreira e Tony Gregório para apresentar faixas de seu trabalho solo “Tica”, lançado em 2021, e alguns forrós que ouvia junto ao pai. Para o material audiovisual Tiquinha segue com um time de peso.

NOVO SINGLE DA BANDA YDNA

“Diamante” é o novo single de YDNA. Composta e produzida em parceria com Luan Bates, a faixa traz uma nova linguagem abordada pela cantora norte-rio-grandense (que também dá nome à banda), com uma sonoridade voltada para o R&B e o pop contemporâneo. Nascida em Macau e criada em Galinhos, YDNA (@ydnabanda) compôs suas primeiras músicas ainda na adolescência e neste período conheceu a baterista Adrielly Moura, criando o projeto que também leva o nome artístico da vocalista. Completam a banda Lucas de Lima no baixo e Miguel França na guitarra. O grupo tem sido nome frequente em espaços e festivais de Natal nos últimos dois anos e, agora, se prepara para lançar seu primeiro trabalho completo, o EP “A Porta” ainda no primeiro semestre de 2023.

TEATRO EM PAUTA

Após realizar apresentações do espetáculo “Meu Seridó’, o projeto “Teatro em Pauta” segue nesta quinta no Teatro Alberto Maranhão com apresentações gratuitas do espetáculo “Abrazo” – do Grupo Clowns de Shakespeare. Serão realizadas dez apresentações, sendo cinco de cada espetáculo, voltadas exclusivamente para a comunidade escolar pública da cidade de Natal, alcançando na totalidade 5.000 alunos e professores. A proposta do projeto, é possibilitar uma experiência imersiva pelo teatro, oferecendo a oportunidade de os alunos adentrarem no universo dos espetáculos.  As últimas apresentações ocorrem nesta quinta, com sessões às 8h30 e 14h30.

NARRATIVAS DO SILÊNCIO

As inscrições para a segunda turma da oficina de fotografia do Projeto “Narrativas do Silêncio” já estão abertas. A atividade é direcionada exclusivamente à comunidade integrada por pessoas surdas residentes em Parnamirim ou em outros municípios da Região Metropolitana à exceção de Natal. Na capital potiguar, onde foi promovida a primeira turma, a oficina foi realizada em abril. Em Parnamirim, a programação será desenvolvida nos dias 20 e 27 de maio (sábados), das 14h30 às 18h, na sede do Cartório Paiva Amaral (2º Ofício de Notas), que fica na Av. Brigadeiro Souto, 10 – Boa Esperança. A solicitação de matrícula deve ser feita por telefone, com Risalva Garrilho (99184.4131), e as vagas são limitadas aos primeiros vinte inscritos.

NÚCLEO DE CINEMA EM COMUNIDADE INDÍGENA

O Território KATU Digital é um projeto de formação audiovisual direcionado aos potiguaras da Comunidade Indígena do Katu. E ainda prevê a aquisição e instalação de um núcleo de equipamentos: câmera fotográfica, lentes, gravador, som, equipamento de drone e acessórios. O Projeto é idealizado pela produtora BOBOX Produções em parceria com a ORI Audiovisual e o Cacique Luiz Katu, liderança indígena da Comunidade e tem o patrocínio privado através do Programa Câmara Cascudo e Governo do Estado. Durante o Projeto os alunos desenvolverão um filme com Direção de Rodrigo Sena e participação e voz ativa de todos os alunos e alunas do Núcleo.

CARAVANA REC EM FLORÂNIA

O projeto Caravana REC – uma iniciativa itinerante que busca promover a formação técnica, o estímulo profissional e empreendedor, a produção e difusão audiovisual no estado do Rio Grande do Norte – iniciou sua 3ª temporada no mês de abril e após passagem por Natal, Macaíba e Upanema, está com inscrições abertas para o município de Florânia. As oficinas gratuitas serão realizadas na Casa de Cultura de Florânia entre os dias 05 e 09 de junho. O público-alvo são pessoas a partir de 15 anos, que tenham interesse em conhecer e experimentar o segmento do audiovisual/cinema. Não é necessário ter conhecimento prévio.

SOM DA MATA

O Som da Mata recebe neste domingo, 21 de maio, no Parque das Dunas, o grupo Terra do Sal Jazz Band, que iniciou suas atividades no ano de 2014 na cidade de Macau, e continua sua atuação até os dias atuais com o objetivo de abrilhantar shows musicais, como: festivais, formaturas e eventos particulares. A partir das 16h30 no Parque das Dunas.

CINEMA EM GOSTOSO

A 10ª Mostra de Cinema de Gostoso divulga data de realização. O evento será realizado de 24 a 28 de novembro de 2023, com a exibição de longas e curtas-metragens ao ar livre, em São Miguel do Gostoso. Em breve serão abertas as inscrições para filmes de todo o país e serão anunciadas.

URBANOCINE

O Festival Urbanocine inicia as suas atividade de 2023 com uma oficina de Produção de filmes com celular e uma oficina de produção de curtas com equipamentos de cinema, no município de Cruzeta, entre os dias 22 e 26 de maio. A oficina, que será ministrada por Gustavo Guedes, um dos idealizadores e coordenadores do Festival Urbano Cine, acontecerá em parceria com o Curta Caicó. As aulas serão gratuitas e direcionadas aos alunos da Escola Estadual Joaquim José de Medeiros (Cruzeta/RN), onde serão compartilhadas e praticadas linguagens cinematográficas , na teoria e na prática, além da prática com dispositivos móveis e outros equipamentos de gravação de som e imagens. O resultado será conferido posteriormente, na programação do Festival Curta Caicó.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês