Livro reúne histórias de mulheres em situações diversas

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O livro ‘O Espelho de Eloísa: e outras histórias de mulheres sábias’, como o próprio nome diz, reúne histórias de mulheres em situações diversas, narradas pela autora paulista e radicada em Natal, Araceli Sobreira. A noite de lançamento do livro, editado pela CJA Edições, acontece às 18h30 desta quinta-feira, no Temis Clube – Balcão Bar, na sede do América, em Tirol.

‘O Espelho de Eloísa…’ está dividido em duas partes (“Histórias de mulheres sábias” e “Olhares e Paisagens”). Algumas se passam em ambiente mítico, misterioso, a sugerir certa dissonância em relação ao mundo racional. Neste caso, as mulheres (Eloísa, Nuara, e a menina da serra) lembram feiticeiras e demonstram serenidade.

Outros enredos se passam em ambiente doméstico, onde é criado um clima que sugere a recordação de um passado idealizado e perdido, em um presente sofrido, cujo desdobramento é a vida em função do sonho (Zélia; em parte, Joana de “A cura”; em parte Dora, que intitula um dos contos).

Por outro lado, algumas mulheres das narrativas se envolvem com homens sedutores, irresistíveis (Elza e a cigana morena, ambas enredadas no universo fabular do Boto paraense), em encontros fatais.

Diante dessa peculiaridade estrutural e temática, o leitor poderá concluir que tem em mãos dois livros em um só volume, talvez a indicar tendências diversas da escrita de Araceli Sobreira, a cuja biografia recorro para melhor apreender uma bifurcação percebida na leitura dos dois segmentos referidos.

A autora parece ter herdado das famílias cearenses o hábito de ter “ouvidos para ouvir e olhos para ver”, de onde vêm as histórias da primeira parte do livro. Quanto à segunda parte, muito provavelmente são frutos das aprendizagens de uma professora de literatura de olhos míopes e espantados…

Araceli Sobreira

Nascida em São Paulo, mas de origem cearense, Araceli mudou-se para o Ceará, em final de 1982, para residir com a família materna, após a perda prematura de sua mãe, Almeri Sobreira. Residiu em Juazeiro do Norte e em Fortaleza, recebendo influência literária por parte de tios – radialistas e jornalistas reconhecidos nessas duas cidades.

Durante o período de faculdade, Araceli produziu muita poesia e contos. Após concluir duas especializações na área da Alfabetização (1991) e na área da Leitura e Produção de Textos (1993), muda-se para Mossoró (RN), ingressando na carreira de docente do Ensino Superior na Faculdade de Letras e Artes da UERN.

Nesse mesmo tempo, dedica-se à escrita de poesias e de contos, dividindo as tarefas de mãe de três meninos, Matheus, Caio e Igor, com a docência, a leitura e o cultivo de flores. Em 2000, muda-se para Parnamirim, cidade vizinha a Natal (RN), para cursar o Mestrado e o Doutorado na UFRN.

Sempre rodeada de livros, a professora Araceli é uma obstinada na tarefa de compartilhar a leitura literária na vida de futuros professores do Ensino Básico. Ao mesmo tempo que se envolveu com a escrita acadêmica na área da Formação Docente, não abre mão de levar a literatura para a sala de aula de cursos de Licenciaturas onde leciona.

Em 2006, lançou seu primeiro livro e já recebeu premiação em diversos concursos literários. Atualmente, a professora leciona Literatura e Religião no curso de Ciências da Religião, do Campus de Natal da UERN. Araceli Sobreira explora a temática do simbolismo religioso nordestino em seus contos, criando personagens ligadas ao imaginário da mulher sábia. Também explora o cotidiano sertanejo, voltando-se para a natureza, os animais, pelo olhar de seres mitológicos.

SERVIÇO

O lançamento será no próximo dia 26 de abril (quita-feira):
Livro: O espelho de Eloísa e outras histórias de mulheres sábias
Editora: CJA
Local: Temis Clube – Balcão Bar
Endereço: Av. Rodrigues Alves, 950 – Tirol – Sede do América F.C.
Horário: a partir das 18h30
Preço: R$ 30,00

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês