Inscrições abertas para curso gratuito sobre crítica de arte

Heloisa-Sousa

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Como observar criticamente obras de arte? É essa a pergunta motivadora do curso “Crítica de Arte: Pensamentos e Modos de Observação”, que se encontra com inscrições abertas a todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o universo da crítica.

Ministrado de modo gratuito pela diretora e crítica de teatro Heloísa Sousa, o curso será composto por aulas teóricas sobre diversos pensamentos, autores e autoras que debatem sobre crítica de arte e pensamento crítico. Além da teoria, o curso também prevê a realização de exercícios práticos de observação, para que seja possível imaginar uma comunidade crítica.

Nascida e criada em Natal, Heloísa é uma das fundadoras do site de crítica de artes cênicas Farofa Crítica, onde já possui mais de 80 críticas publicadas de sua autoria, é uma das atuais editoras do site e da Revista Farofa Crítica, juntamente com o ator e crítico de teatro Diogo Spinelli, e recentemente concluiu seu doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo – USP.

Segundo a pesquisadora, o objetivo do curso é menos o treinamento da escrita de textos críticos em determinados modelos, e mais o estímulo ao desenvolvimento de um pensamento crítico que acompanhe a observação das obras de arte. Assim, de acordo com Heloísa, as experiências teórico-práticas deste curso pretendem transformar o modo como olhamos, e portanto, ele é direcionado tanto para artistas e críticos quanto para espectadores e interessados em arte de modo geral.

Além das aulas presenciais conduzidas por Heloísa Sousa em Natal, o curso também prevê a realização de três encontros online abertos ao público geral, com pesquisadores de outros estados do Brasil. São eles: Deise de Brito (BA), Daniel Guerra (BA/SP) e Amilton de Azevedo (SP).

“Crítica de Arte: Pensamentos e Modos de Observação” também é a ação inaugural da Escola Solar, uma iniciativa que busca desenvolver ações pedagógicas para artistas-pesquisadores. Segundo Heloísa, a Escola Solar surge como forma de democratizar as pesquisas acadêmicas em artes para além dos espaços das universidades, e pretende ofertar uma série de cursos presenciais e online com diversos pesquisadores e pesquisadoras do campo artístico.

Os encontros do curso “Crítica de Arte: Pensamentos e Modos de Observação” acontecerão todos os sábados de manhã, das 9h às 12h, dos meses de junho, julho e agosto de 2024, a partir do dia 08 de junho, na Sala do Grupo Facetas, no TECESol ((R. Governador Valadares, 4853, Neópolis).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário eletrônico disponibilizado neste link AQUI.

Os interessados precisam ter no mínimo 18 anos. Serão ofertadas 25 vagas, e caso a procura seja maior que o número de vagas disponíveis, haverá uma seleção a partir dos interessados inscritos.

Essa ação foi contemplada no edital SELEÇÃO PÚBLICA DE EMERGÊNCIA CULTURAL Nº 025/2023 – LEI PAULO GUSTAVO DE APOIO ÀS ÁREAS CULTURAIS, com realização da Fundação Cultural Capitania das Artes, da Prefeitura Municipal do Natal e do Governo Federal, através da Lei Complementar 195, Lei Paulo Gustavo; e conta com apoio do Farofa Crítica e da Escola Solar.

“Crítica de Arte: Pensamentos e Modos de Observação”

Quando: De 08 de junho a 31 de agosto de 2024.

Horários: Sábados, das 9h às 12h.

Local: TECESol ((R. Governador Valadares, 4853, Neópolis).

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeF9d0XzxF46cYLXlBxlcs2ktYFHrsv26eP1WXSR5y9txBP8w/viewform

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *