Pretas e Pretos na Literatura de Cordel será lançado nesta quinta-feira (14), às 16 horas, na livraria Cooperativa Cultural numa roda de conversa com o autor
O jornalista e pesquisador Alberto Perdigão lançará seu mais recente livro, Pretas e Pretos na Literatura de Cordel – o folheto como mídia folkcomunicacional da negritude (RDS, 350 páginas), durante uma roda de conversa com leitores, nesta quinta-feira (14), às 16 horas, na livraria Cooperativa Cultural, no campus da UFRN, em Natal. O evento é aberto ao público. O autor autografará a obra no local.
Pautas da negritude
Pretas e Pretos na Literatura de Cordel é uma coletânea de dez artigos em que Perdigão analisa o conteúdo de folhetos que tratam de dez diferentes pautas relacionados à negritude. Entre os temas estão escravidão, abolição, racismo, o assassinato de Marielle Franco e o descumprimento da Lei nº 10.639/2003. Rainhas e princesas pretas, heróis e guerreiros negros, e os Prêmios Nobel da Paz também estão no lovro.
Pesquisa
Este é o segundo livro do autor sobre o folheto de política da literatura de cordel. Em 2022, Perdigão lançou Política e Literatura de Cordel – o folheto como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica (RDS, 265 p), também à venda na Cooperativa Cultural. A pesquisa é a única do gênero no país. O lançamento é um dos eventos do mês da consciência negra na livraria.
Alberto Perdigão
Jornalista, professor, mestre em Políticas Públicas e Sociedade, é autor e coautor de outros cinco livros e de dezenas de artigos científicos publicados em anais de congresso e periódicos acadêmicos. Integra a Rede Folkcom de pesquisadores em folkcomunicação e o Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom.