Câmara Municipal de Natal faz entrega da Comenda Quadrilheiro Marcílio Canário

comenda quadrilheiro

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Nesta quinta-feira (06), a Câmara Municipal de Natal entregou a 21 homenageados a comenda criada para honrar pessoas e instituições responsáveis por manter viva a tradição das quadrilhas juninas. Este ano, a proposição da sessão solene foi do vereador Herberth Sena.

A Comenda Quadrilheiro Marcílio Canário foi criada em 2016, para reconhecer e valorizar os que fazem o movimento junino hoje e no passado. São dignos de receber a honraria todos os personagens das quadrilhas, desde as costureiras, aos brincantes, marcadores, coreógrafos, estilistas e até mesmo os motoristas dos ônibus que transportam os integrantes dos grupos juninos para as apresentações, festivais e campeonatos.

A honraria tem o nome do fundador do Arraiá Barauê, no bairro das Quintas (1981). Marcílio Canário de Brito é lembrado como um revolucionário do movimento junino de Natal e do Rio Grande do Norte, sendo a ele atribuída a criação das quadrilhas estilizadas, quando introduziu enredo, com encenações e trocas de figurinos durante as apresentações. Canário faleceu em 2009 vítima de problemas cardíacos.

“É uma honra pra qualquer quadrilheiro receber a Comenda que leva o nome de um homen que fez tanto pela história das quadrilhas. Para mim está sendo um prazer imenso. Ainda estou sem acreditar. O São João e a quadrilhas juninas representam resistência e amor”, resume o cantor Igor Rodrigo, homenageado e membro da Quadrilha Balão Dourado. Igor é contador, mas há seis anos, no mês de junho, ele larga as planilhas contábeis e pega o microfone com o qual já conquistou vários campeonatos e festivais com a Balão Dourado, quadrilha criada há 28 anos, no Conjunto Pajuçara, zona Norte de Natal.

Já o vereador Herberth Sena enfatizou: “Sou quadrilheiro e, como parlamentar, tenho o compromisso de cobrar do Poder Executivo de Natal mais investimentos para manter viva a tradição das quadrilhas juninas na nossa capital”.

“É de extrema importância a entrega da Comenda Quadrilheiro Marcílio Canário, pois deixa a todos nós quadrilheiros empolgados. Para nós, já virou tradição”, concluiu Alex Tomaz, vice-presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Estado do Rio Grande do Norte.

Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *