Hilda e Gregório escrevem cartas um para o outro. De amor. E de ódio. Recapitulam tudo que viveram (e o que deixaram de viver) ao longo dos anos em um emaranhado de lembranças, provocações, mágoas, meias-mentiras e meias-verdades.
Essa é uma possível sinopse de “Combustão”, romance epistolar-erótico da poeta e professora Jeanne Araujo e do escritor e jornalista Cefas Carvalho, publicado pela editora paulista Editora Penalux, que será lançado nesta quarta-feira, 12 de dezembro, das 18h às 22h, no bar e espaço cultural Bardallos Comida e Arte, na Rua Gonçalves Ledo, Centro de Natal.
O romance em parceria surgiu de um “desafio de produção literária” entre os dois, da maneira que cada um escrevia uma carta/capítulo para o outro responder e dar continuidade ao processo que se tornou um romance. “Quando vimos que o resultado tornou-se um romance, percebemos que era possível a publicação o que acontece agora após o lançamento de projetos individuais de cada um”, explica Jeanne.
Para Cefas, a narrativa em forma de cartas foi um acaso gerado pelo exercício literário proposto, mas que depois “mostrou-se a forma ideal de dar voz aos protagonistas e ao mesmo tempo retomar a tradição de obras como ´Ligações perigosas` e ´A cor púrpura`entre tantas outras”.
“Combustão” tem prefácio da professora e poeta Ana Paula Olivier, potiguar radicada há anos em São Paulo, e que venceu diversos prêmios literários no Rio Grande do Norte e recentemente publicou seu primeiro livro em São Paulo.
Cefas Carvalho tem seis livros lançados, entre eles os romances “Carla Lescaut” e “Os olhos salgados”, este último, vencedor do Prêmio Cãmara Cascudo da Funcarte, em 2011. Jeanne Araújo é membro da ACLA – Academia de Letras e Artes de Ceará-Mirim e tem dois livros de poesia publicados, “Monte de vênus” e “Corpo vadio”, além de ter vencido diversos concursos literários no Estado e em âmbito nacional.
O preço do livro no lançamento é 40 reais. Os autores e a editora preparam um lançamento em São Paulo no início de 2019.