Nesta terça-feira, às 20h, a renomada pianista Gisele Pires, professora da UnB e doutora pela Florida State University, apresenta recital no Auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN reunindo obras polonesas e brasileiras. O recital, intitulado “Hommage”, marca o centenário de nascimento do compositor Cláudio Santoro e os 70 anos da morte de Heitor Villa-Lobos, além dos 170 anos da morte de Frédéric Chopin e os 60 anos da morte de Grazina Bacewicz, autora de belíssimas obras pouco conhecidas fora da Polônia. O acesso é livre.
Gisele Pires Mota
Doutora em Piano Performance, Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University (EUA), Gisele Pires Mota possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás e especialização em Performance Pianística pela Universidade de Brasília como aluna de Elza Kasuko Gushikem. Foi professora de piano, música de câmara e correpetidora da Escola de Música de Brasilia por 15 anos e, em 2016, conquistou o 1o lugar no Concurso para Professora Efetiva de Piano e Estruturação Musical por lá, posição que ocupa atualmente.
Participou de cursos e masterclasses com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Apresentou-se com instrumentistas e cantores da Itália, Romênia, Costa Rica, Rússia, Coréia, Japão, Estados Unidos… Tendo como umas de suas principais características a versatilidade, além da atuação como pianista solista e camerista, Gisele Pires Mota correpetiu diversas óperas e peças teatrais.
Em 2014, lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” com o tenor André Vidal sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Faz parte do Grupo de Pesquisas do CNPQ “APHECAB” investigando no acervo de Hermelindo Castello Branco e o repertório cancional produzido por compositoras brasileiras.
Como pesquisadora, tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a interrelação entre poesia e música, entre análise e performance musical e sobre o mercado de trabalho do pianista. Suas pesquisas relacionadas ao piano na música brasileira de concerto abarcam também música de câmara e canção de câmara. Em agosto de 2019, inicia sua pesquisa de pós-doutoramento em composições do século XXI para piano solo no CESEM, Lisboa.