Repertório polonês e brasileiro em concerto gratuito nesta terça em Natal

Gisele Pires Mota

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Nesta terça-feira, às 20h, a renomada pianista Gisele Pires, professora da UnB e doutora pela Florida State University, apresenta recital no Auditório Onofre Lopes, da Escola de Música da UFRN reunindo obras polonesas e brasileiras. O recital, intitulado “Hommage”, marca o centenário de nascimento do compositor Cláudio Santoro e os 70 anos da morte de Heitor Villa-Lobos, além dos 170 anos da morte de Frédéric Chopin e os 60 anos da morte de Grazina Bacewicz, autora de belíssimas obras pouco conhecidas fora da Polônia. O acesso é livre.

Gisele Pires Mota

Doutora em Piano Performance, Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University (EUA), Gisele Pires Mota possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás e especialização em Performance Pianística pela Universidade de Brasília como aluna de Elza Kasuko Gushikem. Foi professora de piano, música de câmara e correpetidora da Escola de Música de Brasilia por 15 anos e, em 2016, conquistou o 1o lugar no Concurso para Professora Efetiva de Piano e Estruturação Musical por lá, posição que ocupa atualmente.

Participou de cursos e masterclasses com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Apresentou-se com instrumentistas e cantores da Itália, Romênia, Costa Rica, Rússia, Coréia, Japão, Estados Unidos… Tendo como umas de suas principais características a versatilidade, além da atuação como pianista solista e camerista, Gisele Pires Mota correpetiu diversas óperas e peças teatrais.

Em 2014, lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” com o tenor André Vidal sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Faz parte do Grupo de Pesquisas do CNPQ “APHECAB” investigando no acervo de Hermelindo Castello Branco e o repertório cancional produzido por compositoras brasileiras.

Como pesquisadora, tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a interrelação entre poesia e música, entre análise e performance musical e sobre o mercado de trabalho do pianista. Suas pesquisas relacionadas ao piano na música brasileira de concerto abarcam também música de câmara e canção de câmara. Em agosto de 2019, inicia sua pesquisa de pós-doutoramento em composições do século XXI para piano solo no CESEM, Lisboa.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana