Na próxima quarta-feira (24), o Cineclube Natal e o Cineclube Mulungu apresentam a sessão “Negras Retinas”, às 18h, no Espaço Pop, no bairro de Mãe Luiza. Curada por Rosy Nascimento, a sessão propõe uma imersão em narrativas contadas por mulheres negras situadas em diferentes paisagens geográficas, investigando a fabulação dos afetos vividos pelas mais velhas e suas experiências de auto-amor.
“Meu objetivo, ao selecionar esses filmes, foi destacar a diversidade de experiências e sentimentos das mulheres negras em diferentes contextos. Quis trazer à tona histórias que refletem a força, a resiliência e a beleza do auto-amor e dos afetos em suas vidas, proporcionando ao público uma oportunidade de se conectar com essas narrativas de forma profunda e significativa”, explica a curadora convidada pelo Cineclube Natal, Rosy Nascimento.
A sessão começa com a exibição de Aurora (Everlane Moraes, Cuba, 2018, 15min), um ensaio cinematográfico que explora o teatro como palco da vida, no qual três mulheres de idades distintas reinterpretam seus conflitos em um teatro abandonado. O segundo filme é A Velhice Ilumina o Vento (Juliana Segóvia, MT, 2022, 21min), que narra a história de Valda, uma mulher preta, idosa e trabalhadora doméstica em Cuiabá, que subverte em seu cotidiano o paradigma da velhice estigmatizada.
Por fim, a sessão se encerra com o premiado Café com Canela (Glenda Nicácio, Ary Rosa, BA, 2018, 102 min), que retrata a história de Margarida (Valdinéia Soriano), uma mulher que, após perder o filho, vive isolada até que Violeta (Aline Brunne), uma ex-aluna, assume a missão de devolver um pouco de luz à sua vida.
Esta é a quarta de uma série de sete sessões que serão realizadas até o final do ano como parte do projeto de revitalização do Cineclube Natal, com exibições em diversos espaços culturais da cidade. O evento também integra o “Julho das Pretas”, um calendário coletivo de atividades promovido pelos Movimentos Negros em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Além das exibições, o evento terá a presença de Maria Araújo, integrante do Coletivo Negras de Periferia, como debatedora da sessão. Todos os filmes exibidos são inéditos no estado e incluem Legendas para Surdos e Ensurdecidos (LSE) como recurso de acessibilidade, além de Audiodescrição para o longa-metragem exibido.
A sessão “Negras Retinas” é patrocinada pelo Governo Federal e pelo Município de Natal via Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio da Associação de Surdos de Natal (ASNAT) e do Cineclube Mulungu.
Serviço:
O quê: Sessão “Negras Retinas” do Cineclube Natal
Quando: 24 de julho de 2024 (quarta-feira), às 18h
Onde: Espaço Pop – R. João XXIII, 256 – Mãe Luíza, Natal – RN
Entrada: Gratuita
Programação: Aurora (Everlane Moraes, Cuba, 2018, 15min), A velhice Ilumina o Vento (Juliana Segóvia, MT, 2022, 21min), Café Com Canela (Glenda Nicácio, Ary Rosa, BA, 2018, 102min).