Cine Fest RN contabiliza quase 100 inscritos entre filmes e fotografias

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

São apenas dez dias, a partir de hoje (15) para o fim do prazo de inscrição nas mostras competitivas de cinema e no concurso fotográfico promovidos pelo Cine Fest RN. E o número de inscritos já é considerado acima da expectativa pela organização do evento.

Até a manhã desta quinta-feira já são 46 filmes inscritos no festival. São 15 curtas-metragens produzidos em solo potiguar, 25 curtas nacionais e seis longas-metragens. Para o concurso fotográfico Cultura no Elefante foram inscritos 40 trabalhos fotográficos.

“É apenas a primeira edição do festival, e embora tenhamos a pretensão de inserir o Cine Fest no calendário nacional do audiovisual, o número de inscritos superou expectativas, sobretudo porque muitos deixam para última hora”, comentou o produtor do evento, Edson Soares.

Entre os curtas nacionais, há representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraíba e Amazonas. Entre os potiguares, já estão inscritos filmes de Natal, Parnamirim, Currais Novos e São Miguel do Gostoso.

Os filmes nacionais vêm do Rio de Janeiro, Pernambuco e, curiosamente, dois potiguares, no Estado que em toda a sua história só produziu quatro longas-metragens: Jesuíno Brilhante (1972), dirigido por Willian Cobbet; Boi de Prata (1980), por Augusto Ribeiro Jr.; Caldeirão do Diabo (2004), de Edson Soares; e Viva o Cinema Brasileiro (2006), por Buca Dantas.

FOTOGRAFIA

A abrangência da temática sugerida pelo concurso fotográfico já sugeria uma boa participação de fotógrafos amadores ou profissionais, e o número de participações está a contento da organização. “Está bom, mas ainda esperamos mais”, frisa Edson Soares.

A grande maioria dos fotógrafos participantes até o momento é da capital Natal, mas também há representantes de São Miguel do Gostoso, Parnamirim, Arez, Mossoró, Campo Grande e até de Vitória, no estado de Espírito Santo.

As inscrições, tanto para as mostras competitivas de cinema, quanto para o concurso fotográfico prosseguem até o próximo dia 25 de março (um domingo), sem prorrogação. Os regulamentos podem ser conferidos no site http://www.cinefestrn.com.br/.

CINE FEST RN

Esta primeira edição do Cine Fest RN é uma realização da Engady Cine Video e Governo do Estado do RN por meio da Secretaria de Estado do Turismo do RN, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

Será realizado entre os dias 24 e 29 de abril, no Cinemark do Shopping Midway Mall. Também serão promovidas três mostras itinerantes, nas zonas Norte e Sul de Natal e também na praia da Pipa, com três dias de exibições gratuitas de filmes. O resultado da seleção será anunciado dia 1º de abril.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

2 Comments

  • Diana

    Olá! Em uma pesquisa recente, identificou-se que foram produzidos no RN entre 2010 e 2017 ao menos 10 longas: Inácio Garapa, um Matuto Sonhador 1 e 2 (2010/2011), dirigido por J Gomes; Natal, Encruzilhada do Mundo (2011), de Fred Nicolau; O Mundo de Ana (2014), dirigido por Wigna Ribeiro; Eu, Bicho do Mundo – Biografia não autorizada (2015), dirigido por Guaraci Gabriel eCarlos Tourinho; Rio Contado (2015), dirigido por Airton De Grande; Passo da Pátria: Porto de Destinos (2016), dirigido por Paulo Dumaresq e Alex Régis; Lua de Fogo (2016), dirigido por Walfran Guedes; Irmã Ananília – A Mãe dos Pobres (2016), dirigido por Carlos Medeiros; Era Uma Vez Lalo (2017), dirigido por Wigna Ribeiro. Achei oportuno comentar, tendo em vista a afirmação que o RN só teria 4 longas…

    • Sérgio Vilar

      Muitíssimo oportuno, Diana! Não sei se chegou a ver a chamada que fiz no face, mas perguntava se eram mesmo apenas 4. Só não sabia que eram tantos rs

      Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês