Vão ter 5 apresentações de teatro gratuitas em frente ao TAM na Ribeira

Cia Realejo - foto Gabriel Borghi

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

De Salvador (BA) a Cuiabá (MT), passando por Natal (RN): serão mais de 8,6 mil quilômetros rodados levando apresentações teatrais de forma gratuita para 10 cidades, em 10 estados brasileiros. O Teatro Móvel permanece em Natal, entre segunda-feira (27) e sexta-feira (31), e depois segue para outras seis cidades até agosto. Nas últimas semanas a iniciativa passou por Salvador, Recife e João Pessoa. No período, vai promover 160 apresentações, todas realizadas pela Companhia Realejo.

Em Natal as apresentações acontecerão no Largo Dom Bosco, em frente ao Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira. O projeto tem o objetivo de inspirar meninos e meninas a se interessarem pelo fascinante mundo das ciências e tecnologia. O grupo de teatro, que trabalha com criação de histórias autorais ou com contação de obras importantes da literatura brasileira, foca em narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres e busca, de forma lúdica, levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia e empoderamento.

Espetáculo: Uma janela para o mundo

A peça conta a história de Luna e Lara, meninas imaginativas e inventivas. Num domingo, enquanto caminham rumo ao QG onde costumam se reunir para ter ideias, elas encontram um garoto, que sempre as desafia e questiona e faz mais uma provocação. Depois, já no QG, Luna bate a cabeça e vai parar num outro tempo-espaço. Ela acorda em um laboratório onde duas cientistas malucas e seu robô estão trabalhando. Ali, a garota conhece um mundo novo e descobre uma rede de mulheres inventoras que apresentam a ela um mundo de tecnologia e ciências.

Teatro Móvel

Em dois anos, o Teatro Móvel já levou cultura, arte e diversão para mais de 11 mil participantes de 15 cidades de 4 estados. Foram mais de 230 apresentações artísticas. O projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, é realizado pelo Ministério da Cidadania e pela Magma Cultura. Com patrocínio da Uber, a iniciativa integra a campanha Eu Consigo, projeto que busca inspirar as crianças a acreditarem no próprio potencial e se interessarem por tecnologia e ciência. A iniciativa conta também com a parceria da Força Meninas e da Code.org, além das prefeituras municipais de cada cidade visitada.

Programação

Segunda: 14h/15h30 (apresentações teatrais)
Terça: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)
Quarta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)
Quinta: 8h30/10h/14h/15h30 (apresentações teatrais)
Sexta: 8h30/10h (apresentações teatrais)

Cia Realejo

A Cia. Realejo trabalha com criação de histórias autorais e com contação de obras importantes da literatura brasileira. O foco são narrativas protagonizadas ou escritas por mulheres, mas o grupo também transita por outros lugares. De forma lúdica, o grupo busca levar para o universo infantil temas contemporâneos, como igualdade de gênero, tecnologia, cidades, descobertas do universo infantil, etc. As artistas trabalham com texto, música e objetos cotidianos ressignificados, buscando a simplicidade estética no contar e apostando na potência do encontro entre elas e a plateia.


FOTO: Gabriel Borghi
Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana