Cervejas da Planta e Raiz: Do reggae ao bar

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Saudações, cervejeiros reggueiros! Um salve para a grande nação do Reggae!

Depois de uma semana de hiato, por motivos de saúde, estamos na ativa novamente!

No texto de hoje, vamos falar acerca do lançamento de 3 cervejas em homenagem a uma das mais longevas bandas de Reggae do cenário nacional: Planta e Raiz!

Em homenagem aos 25 anos da banda foram criadas três exemplares cervejeiros à altura de todos os anos de estrada! Em três estilos diferentes, mas sempre com o balanço e a suavidade próprios das músicas da banda, a Planta e Raiz vem a agregar no cenário cervejeiro também.

A Planta e Raiz chega a um marco histórico este ano, ela surgiu na Vila Madalena, famoso bairro boêmio de São Paulo. Para comemorar tal feito, a ideia inicial, como salientou Wilson Proieti Júnior, sócio na empreitada cervejeira do grupo, tinha como objetivo celebrar a data ao produzir cervejas intensas e que harmonizam com atividades recreativas, como churrasco, tabaco, Cannabis, refeições.

Nesse contexto, a banda, que tem um som profundo e marcante, se identificou com o propósito o idealizador da Smoked Brew (cervejaria responsável pela produção) e também gerente da São Paulo Tap House (principal ponto de divulgação das cervejas), e decidiu lançar sua marca própria de cerveja artesanal, com 3 rótulos, de estilos variados.

Então, se você curte o som da banda ou gosta de boas cervejas artesanais, fica a dica de conferir o texto a seguir.

Saúde!

Sabores de Cannabis… mas sem THC

Se existe um fio condutor em termos sensoriais nos três lançamentos cervejeiros da Planta e Raiz é a questão da Cannabis. Como já mencionado em vários textos anteriores, o lúpulo é uma planta da mesma família da erva proibida. São primas, digamos assim.

Por causa desse fatídico parentesco, e claro, dada a temática e a musicalidade da banda, nada diferente poderia ser extraído em termos sensoriais. Cervejas com aquela “brisa canábica” é tudo o que combina com o contexto dado.

De toda maneira, esse é um elemento que gera bastante curiosidade. Qual seja, se, por carregar aroma e sabor de maconha, a bebida tem derivados da planta na composição? Claro que não.

Em princípio, o segredo é que são adicionados terpenos (leia mais sobre eles aqui) no processo de maturação da cerveja, óleos essenciais que são utilizados na gastronomia, em cosméticos e aromaterapia. É importante ressaltar que estes terpenos não possuem THC (tetra-hidrocarbinol) ou CBD (canabidiol) e não têm origem animal.

Decerto, existem uma miríade de terpenos, dos mais variados aromas, que, combinados com os dos lúpulos, remetem ao cheiro e sabor de flores, como, aqueles que lembram ao da Cannabis.

Isto posto, por mais que existam elementos sensoriais que lembrem à proibida, a cerveja não contém nenhum dos seus elementos propriamente ditos.

O evento de lançamento das cervejas do grupo Planta e Raiz

O lançamento oficial das cervejas artesanais do Planta e Raiz foi realizado no dia 24 de julho (domingo), às 16h, na cervejaria São Paulo Tap House (Rua Girassol, 340, Vila Madalena, São Paulo), em um meet and greet (evento em que a banda se encontra com os fãs).

Nele, foi possível degustar, comprar a cerveja e tirar fotos com os integrantes do grupo. Ademais, os produtos podem ser adquirido pelo site oficial da cada de cerveja: https://www.spth.com.br/.

Na ocasião, o vocalista Zeider Pires, do Planta e Raiz comentou um pouco acerca da imersão no universo cervejeiro. Ele expressou que era uma grande satisfação unir três coisas que gosta muito na vida: cerveja, música e os sabores sensacionais da Cannabis. Aliás, quem não gosta dessa combinação, não é?

Adicionalmente, ele disse que o melhor é fazer parte do processo de criação do sabor dessas cervejas deveras especiais e exclusivas. A parceria entre a São Paulo Tap House, a cervejaria Smoked Brew e o Planta e Raiz é a junção da vibe de tudo o que mais importa: amizade, família e música!

Ele se dirigiu aos fãs para que se preparassem para celebrar e matar a sede com as brejas mais saborosas da vida!

As cervejas: Amnesia Haze, Sour Diesel e Mango Rush

A primeira das cervejas lançadas é a Planta e Raiz “Amnesia Haze”. Trata-se de uma Session Ipa inspirada na cepa canábica que ajuda a mente a manter o controle do nervosismo e da ansiedade, estimulando a criatividade.

Ela é uma cerveja leve e equilibrada, com aromas cítricos de laranja e maracujá, com o forte sabor de limão, amargor leve e um teor alcoólico baixo – tem 4,8% de ABV e teor alcóolico e 33 de IBU. Leve, suave, saborosa e com aquela brisa calma…

Outro lançamento da banda é a Planta e Raiz “Sour Diesel”, uma experimental Hazy IPA (ou Neipa) diferente de tudo o que tem por aí. O nome foi inspirado em uma das mais populares cepas da Cannabis sativa, também conhecida com o “Sour D”, que tem este nome porque o aroma lembra o de combustíveis, como o óleo diesel.

Com um aroma de gasolina e gosto azedo ela pode ser amada ou odiada. Ela apresenta aromas florais e cítricos – tem 7,5% de ABV e 30 de IBU. Preparem-se para sentir muito cheiro de alcatrão, óleos minerais, uma pegada herbácea em profusão e aquela levada do óleo diesel queimando a todo vapor.

Finalmente, para fechar a viagem de saborosa ao som do Planta e Raiz, o público poderá apreciar a Mango Rush. Essa cerveja pertence ao estilo West Coast IPA. Ela é muito equilibrada e que proporciona uma explosão sensorial. Igualmente, foi batizada com o nome de uma linhagem da Cannabis que tem aroma parecido com o da manga verde e banana. Esta apresenta 7% de ABV e 60 de IBU.

Além daquele leve ardor terpenado, quem a degustar pode esperar uma explosão frutada intensa no aroma e no sabor. Destaca-se em seu sabor uma deliciosa fusão de mangas frescas e pêssego.

Como já mencionado, os três rótulos serão produzidos pela cervejaria Smoked Brew e distribuídos pela choperia São Paulo Tap House, que fica na Vila Madalena, bairro no coração festeiro da terra da garoa, e possui 42 torneiras de cerveja artesanal. Quem se interessou, pode conferir os lançamentos por lá.

Saideira

Importante destacar que o texto de hoje foi sugerido por Mayra Kallás e fortemente inspirado em seu release, por meio da RMP Comunica – Visibilidade com Estratégia. Fica o meu sincero agradecimento pela sugestão de pauta.

Nada mais adequado para comemorar o aniversário de 25 anos do grupo com o lançamento de 3 preciosidades cervejeiras. Por causa disso, o mercado musical e cervejeiro se alegram conjuntamente.

São três cervejas que têm como marca principal serem altamente terpenadas. Portanto, todas elas, de alguma forma, emulam alguma cepa canábica, que tem tudo a ver com a atmosfera musical criada pelo grupo e expressa de maneira singular nas cervejas criadas!

Recomendação Musical

A recomendação musical de hoje teria que ser obviamente um Reggae, e claro que da banda dos holofotes: Planta e Raiz!

Talvez soe clichê, talvez não. Mas a música recomendada é a mais famosa da banda: A Dois Passos do Paraíso! Ou, a dois passos de buscar a próxima cerveja!

Saúde e vida longa ao grupo em seus mais de 25 anos de estrada!

Lauro Ericksen

Lauro Ericksen

Um cervejeiro fiel, opositor ferrenho de Mammon (מָמוֹן) - o "deus mercado" -, e que só gosta de beber cerveja boa, a preços justos, sempre fazendo análise sensorial do que degusta.
Ministro honorário do STC: Supremo Tribunal da Cerveja.
Doutor (com doutorado) pela UFRN, mas, que, para pagar as contas das cervejas, a divisão social do trabalho obriga a ser: Oficial de Justiça Avaliador Federal e Professor Universitário. Flamenguista por opção do coração (ou seja, campeão sempre!).

Sigam-me no Untappd (https://untappd.com/user/Ericksen) para mais avaliações cervejeiras sinceras, sem jabá (todavia, se for dado, eu só não bebo veneno).

A verdade doa a quem doer... E aí, doeu?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês