Centro Cultural Casa de Taipa, em Sagi, promove edição histórica de Arraial Multicultural

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

O evento promete uma atmosfera repleta de animação, com muito forró, fogueira, quadrilha no dia 29 de junho, com entrada gratuita

Celebrando o Nordeste e suas ricas tradições juninas, o Centro Cultural Casa de Taipa, localizado em Sagi, promove a 10ª Edição do Arraial Multicultural no dia 29 de junho, com entrada gratuita. O evento promete uma atmosfera repleta de animação, com muito forró, fogueira, quadrilha, brincadeiras típicas, decoração junina e delícias da culinária regional. Além disso, haverá também espaço para arte urbana e exposições, tornando o arraial uma celebração completa da cultura local.

Idealizado pelo jornalista e publicitário Carlos Rubens Alves de Araújo, o Arraial Multicultural tem como principal objetivo promover a valorização da rica cultura popular nordestina. Por meio de manifestações artísticas tradicionais e novas linguagens, o evento busca preservar e difundir as tradições juninas, ao mesmo tempo em que abre espaço para a criatividade e inovação. Além disso, o arraial também tem um impacto positivo na economia local, ao proporcionar oportunidades para os produtores e vendedores de gastronomia junina típica, contribuindo assim para a movimentação econômica da comunidade.

“O projeto visa reafirmar a paixão pela rica cultura popular nordestina que temos vivenciado ao longo da última década. Pretendemos manter a estrutura tradicional do evento realizado em Sagi, na divisa entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, para celebrar São Pedro. Em dez horas de festa renovaremos nosso amor pelo Nordeste, com a apresentação de um trio de forró pé de serra, a tradicional dança de quadrilha junina, a culinária à base de milho na gastronomia. A cultura popular será enaltecida também através do resgate de brincadeiras que marcaram a história das festas juninas, como o pau de sebo e o quebra-pote”, declara o idealizador Carlos Rubens.

“Na programação, agregamos novas linguagens artísticas, como uma intervenção de grafite na parede do Centro Cultural Casa de Taipa, sempre valorizando um artista do Rio Grande do Norte, um show com a performance de uma banda de pop rock e, uma novidade, a apresentação de um grupo de chorinho, gênero homenageado na edição de 2024, ao lado do saudoso cartunista Ziraldo, refletindo a diversidade musical que torna o Brasil um país tão plural. Outra novidade é a exposição ‘Uma Década de Puro Nordeste’, em uma área coberta especialmente construída para este fim, com o intuito de relembrar os 10 anos de história do Centro Cultural Casa de Taipa”..Em breve anunciaremos as atrações”, afirma Rubens.

Este projeto recebeu apoio através do Edital de Seleção de Projetos Multiculturais da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Governo Federal, na categoria Movimentos Juninos, na edição de 2023.

Mais informações no perfil do Instagram @centroculturalcasade

Sobre o Centro Cultural Casa de Taipa

Desde 2015, o Centro Cultural Casa de Taipa tem sido uma referência e um bastião de resistência no litoral Sul potiguar, fomentando as artes e promovendo eventos culturais ao longo do ano. Sua agenda anual é repleta de atividades diversas, como o Desfile do Bloco da Cobra do Cabeludo, o Arraial Multicultural e o Forró do Candieiro, além do Cine Casa de Taipa, que proporciona exibições cinematográficas para a comunidade local. Essas iniciativas não só enriquecem a vida cultural da região, mas também fortalecem sua identidade e tradições.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *