A soprano Daliana Cavalcanti é uma das semifinalistas no 1° Concurso de Canto Natércia Lopes, na categoria de cantores de 30 a 39 anos.
A primeira etapa do concurso ocorreu de forma remota e selecionou os cantores líricos semifinalistas, que irão participar de forma presencial na segunda etapa, que começa hoje, dia 31 de agosto. Entre estes, está a cantora lírica potiguar, que tentará uma vaga na final, que acontecerá no dia 2 de setembro.
Concurso de Canto Natércia Lopes
O 1° Concurso de Canto Natércia Lopes, uma realização da Cia. de Ópera do Espírito Santo e seu principal objetivo é fomentar o canto lírico no Brasil. Além de prêmios em dinheiro a diferentes categorias, o concurso oferecerá a oportunidade de um concerto com a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo – no encerramento da Edição Comemorativa de dez anos do Festival de Música Erudita do Espírito Santo.
O concurso, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2022, também homenageia Natércia Lopes, grande cantora lírica capixaba, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento musical no Estado do Espírito Santo.
Daliana Cavalcanti
Daliana Medeiros Cavalcanti é natural de Currais Novos/RN e mora em Natal/RN desde os quatro anos de idade, onde teve contato com a música desde cedo.
Já aos seis anos, iniciou os estudos na Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN, onde também pode concluir os Cursos Básicos de Teoria Musical e Piano.
Passou um tempo afastada da Música, ao escolher ingressar no Bacharelado em Sistemas de Informação, na FARN (atualmente, conhecida como UNIRN), em 2001. Esse afastamento durou pouco, pois mesmo no curso de Exatas, participou durante cinco anos do Coral da FARN, regido por Fábio Cruz e em 2005, passa a integrar o Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, Projeto de Extensão da UFRN.
Foi o contato com o Dell’Arte que incentivou o retorno de Daliana à Música na Academia e, em 2011, cursa o Técnico em Música com Habilitação em Canto Lírico e, pouco tempo depois, o Bacharelado em Música com Habilitação em Canto, ambos pela EMUFRN.
Sua paixão por ópera e sua necessidade de melhorar enquanto artista, mais voltada para a ópera fez com que, em 2018, ingressasse no Mestrado em Artes Cênicas, da UFRN, onde obteve o título de Mestre, em 2020.
Após 15 anos contribuindo com o Dell’Arte, resolve sair para se dedicar aos seus projetos pessoais, que incluem editais de fomento à cultura e os seus canais nas redes sociais, que são os meios que tem, como objetivo, divulgar o seu trabalho como cantora lírica, poeta, escritora e professora; fortalecer o cenário do canto lírico no Estado; estreitar os laços entre a academia e a comunidade; e deselitizar e popularizar a ópera e o canto lírico.