A websérie “Três Velhas Senhoras”, baseada na obra literária de um dos mais respeitados pesquisadores do folclore e da etnografia no Brasil, Luís da Câmara Cascudo, deverá ser lançada ainda este ano.
A história se passa na década de 40 e retrata a obstinação de Dona Nitinha, uma viúva falida que decide casar a filha Maria Do Céu com o jovem Alcindo – o herdeiro de uma família rica e influente. Mas para que Do Céu chegue até ao altar, ela precisa provar que é uma moça “prendada”, ou seja, cheia de habilidades domésticas. Para isso, Do Céu conta com a ajuda de três senhoras misteriosas que, devido a aparência inusitada, são desprezadas pela sociedade da época. A partir de então, essas idosas intrometidas estarão dispostas a enfrentar a elite conservadora para revelar o verdadeiro papel feminino no seio familiar.
Dirigido e roteirizado por Edson Soares, o romance alicerçado no gênero do humor e envolto de suspense, pretende abordar questões atuais e necessárias, como: o feminismo – evidenciando a importância da mulher na construção histórica e cultural; e o combate ao etarismo – reconhecendo a ampla experiência da terceira idade nos diferentes segmentos das organizações sociais.
Para tanto, a obra conta com a performance de atores conceituados no teatro potiguar e, também, no cinema nacional, a exemplo de Claudia Magalhães, Fátima Fialho, Eliene Albuquerque, Walkim Spencer e Carminha Medeiros. Além deles, a websérie deverá revelar novos talentos, com a estreia de Isabeli Fernandes e José Rayan.
Esse conjunto de bons profissionais dará vida a personagens marcados pelo contexto de uma época dourada na cidade do Natal/RN – palco da 2ª Guerra Mundial, e que refletia a efervescência dos avanços econômicos e culturais. Os símbolos e as arquiteturas tradicionais, ainda remanescentes, serão o pano de fundo para uma história pitoresca, carregada de magia e de costumes conservadores, contrapontos que almejam arrancar boas risadas do telespectador.
Indicado para todos os públicos e idades, a websérie “Três Velhas Senhoras” promete ser uma obra de entretenimento para os amantes da sétima arte e, ao mesmo, um material educativo que deverá popularizar a figura do renomado Câmara Cascudo, assim como publicizar os pontos turísticos e históricos da cidade, contribuindo para a memória e o legado do povo potiguar.
O projeto é vencedor do Edital Paulo Gustavo RN. O projeto foi um dos beneficiados pela Lei Complementar n.º 195/2022, implementada pela Secretaria Extraordinária de Cultura através da Fundação José Augusto (FJA).
Equipe técnica:
Roteiro e direção: Edson Soares
Direção de fotografia e câmera: Thales Victor e Jônatas Barbalho
Coordenação de produção e direção de arte: Poliana Santos
Maquiagem: Anderson Diniz
Assistente de maquiagem: Amanda Rosendo
Assistente de produção: Franklin Santos
Som: Jaraguara
Fotografia: Tom
Elenco:
Cláudia Magalhães
Carminha Medeiros
Eliene Albuquerque
Fátima Fialho
Walkin Spencer
José Rayan
Isabelli Fernandes
Participação:
Wallace Martins
Hildo Oliveira