Tradicional arte urbana consagrada no mundo, o graffiti ganhou novos espaços em Natal, graças ao incentivo da Prefeitura do Natal, através de editais de fomento lançados pela Secretaria de Cultura. Os bairros de Candelária, Nordeste, Leningrado e Ribeira, receberam novos painéis grafitados por artistas potiguares selecionados através de edital. Além destas novas obras de arte, o espaço cultural Jesiel Figueiredo também ganhou novas pinturas.
A política pública voltada para a arte urbana reuniu 20 artistas para os painéis dos bairros Candelária, Nordeste, Leningrado e Ribeira. Antes deles, a Prefeitura do Natal tinha revitalizado o espaço Ruy Pereira (Centro Histórico), com a participação de 30 artistas (além da reforma do espaço que está em andamento), Beco da Lama com 54 grafiteiros participando da ação inédita e ainda uma nova cara ao espaço cultural K Ximbinho (Rua Pax).
Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, os novos painéis são uma sequência da aplicação de uma política pública que está consolidada: “As ações do graffiti fazem parte de uma ampla política pública que executou inclusive o Festival de Hip Hop na Zona Norte, painéis em Areia Preta, Espaço K Ximbinho e outras que serão executadas em Mãe Luiza e estão sendo planejadas”, comenta.
Os editais foram lançados antes da pandemia da Covid-19 e executados pelos artistas através de editais organizados pela Secretaria de Cultura de Natal.