A escritora lagoanovense Paula Belmino teve seu livro “ABC do Brincar: Brinquedos e brincadeiras de A a Z”, ilustrado por Juliane Engelhardt, adotado por diversas escolas públicas do Brasil, com tiragem superior a 50 mil exemplares.
A autora de livros de literatura infantojuvenil considera o feito um reconhecimento ao trabalho dedicado às infâncias. Paula Belmino já possui livros premiados e reconhecidos pelas escolas como Bichonário Poético, fruto do edital CJA Editora, além de textos publicados em revistas e livros didáticos.
Para a autora potiguar “ter um livro reconhecido de forma nacional é garantir às crianças o direito à leitura, à democratização do livro com literatura que aborda o brincar como verbo que conjuga a infância”.
O livro convida famílias e crianças a brincarem de ler e exercitar a poesia na prática.
Paula Belmino
Paula Belmino é natural de Lagoa Nova, aprendeu a ler sozinha nas leituras que fazia na biblioteca municipal de sua cidade natal e muito antes de ler, encantou-se pelo mundo das histórias que ouvia do seu avô e de todo universo do cordel e das cantorias que sua infância foi construída .
Filha de professora, se tornou também educadora, formada em Pedagogia pela UFRN, com especialização em Literatura e ensino pela UFRN. Professora alfabetizadora há mais de 20 anos lecionando em sua cidade e também no estado de São Paulo-SP.
Publicou também o seu primeiro livro solo intitulado “Bem Poesia”, 2018, Editora Delicatta, e em 2019, “A menina que sabe chover”, Editora InVerso. Em 2020, o e-book “Quando chega Junho”, pela Editora Inverso. Em 2022, “Onde vive a poesia”, CJA Editora. Em 2023 “O anjo no pote e outras memórias”, pela CJA Editora. “A dança das caveiras”, em 2024 ilustrado por Camila Carmona, também pela CJA EDitora. E “Alice, a abelhinha apressada” ,Ilustrado por Beto França, pela Editora Prefácio.
E ainda os livros digitais: “Os bicos das aves”, Editora Historinhas pra contar; “Qual fruta Simão quer?”, Editora Historinhas pra contar.
