Antologia reúne 30 textos que valorizam papel da mulher na sociedade

patricia almeida

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A ‘Antologia Essas Mulheres: Porque toda mulher tem muito valor’, conclama numa poética inclusiva, mais amor, respeito, igualdade e direitos a todos os seres humanos, em especial às mulheres. Figuras destemidas, batalhadoras que trabalham dentro e/ou fora do lar e que cuidam da família. Nessa poética inclusiva, escrita por vários gêneros, há textos que abordam temas relacionados a dor, solidão, saudade, feminicídio e tantas outras formas de abusos praticados contra a mulher. Abusos silenciados pelo medo do preconceito e da discriminação. Porém, nessa antologia também estão temas relacionados à coragem, força, superação e amor, porque “toda mulher tem muito valor!”

O livro é, na verdade, uma Antologia Literária composta por textos de escritores residentes em vários estados do Brasil e exterior, realizada pela editora Antologias Brasil/GO, sob a coordenação do editor chefe Gercimar Martins. Esse trabalho literário pode ser adquirido pelo site da Antologias Brasil www.antologias.or.br .

Esse Projeto foi sonhado pela escritora e poetisa Patrícia Almeida/RN, que atuou como organizadora e co-autora. Ela compreende que as mulheres mortas no Brasil, por causa da violência doméstica, que segundo dados oficiais de 2019, são uma a cada sete horas, poderiam sobreviver se encontrassem apoio e fortalecimento por parte de outras mulheres, familiares, amigos, autoridades. Ela destaca também que, além do feminicídio, outros abusos como a violência moral, psicológica e física acontecem diariamente nas famílias de todas as classes sociais.

“Essas Mulheres, vítimas desses tipos de violência, são desacreditadas socialmente pela sua condição de gênero e por causa da vergonha, exposição e descrédito, vivenciam caladas, relações abusivas. Portanto, essa proposta tem como objetivo possibilitar às mulheres um lugar de vez e voz no mundo. Lugar onde possam falar sobre suas dores e desafios de ser mulher, frente a uma sociedade enraizada e excludente, mas sobretudo, favorecer o encorajamento necessário para que outras mulheres consigam sair das relações abusivas”, contou Patrícia.

Esse projeto também contou com a participação do universo masculino, unindo forças e mostrando, por meio de sua poética, que a mulher deve ser respeitada, ocupando o seu espaço de valor na sociedade. Para tanto, essa temática foi abordada a partir da linguagem literária, já que a literatura surge como forma de possibilitar e resgatar valores humanos, novas experiências, senso crítico, reflexivo, além de contribuir para o enriquecimento intelectual e cultural a partir dos caminhos da emoção, da sensibilidade, da imaginação e conhecimento sobre o mundo, que são essenciais para nos abrirmos ao outro.

Esse projeto foi composto pela participação de 30 escritores que são, a saber:

Patrícia Almeida

A escritora participou dessa Antologia com o texto “Lugar de Mulher é onde ela quiser”. É pedagoga, psicopedagoga e gestora educacional. Assessora Pedagógica na rede pública municipal, escritora e poetisa. Participou de várias antologias poéticas e foi vencedora de concursos de poesias. Antologista, membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN e Finalista no Edital Natura Musical 2020, com o Projeto Cultural: Artistas da Terra.

Lucila de Noronha

Autora Convidada, contribuiu com o texto “Valorização do ser: Mulher além do gênero. É natural do Apodi/Oeste Potiguar/RN. Pedagoga, especialista em Educação, Qualidade de Vida, e Educação Ambiental (UFRN). É escritora, cordelista e já publicou dois livros. – Como representante da Secretaria Municipal de Educação – SME/RN participou como Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CMDM. Membro da (ANLIC) e (ALAMP). Atualmente faz parte do Grupo Cordel das Rosas.

Ana Mendes

A escritora luso angolana Ana Mendes é autora de dois livros (infanto-juvenil e romance policial) em francês e português. Coautora em 41 Antologias e Coletâneas na França, Bélgica, Itália, Suíça, Portugal e Brasil. É acadêmica em 6 Instituições e contribuiu com o texto: “A mãe que pouco foi”.

Auxiliadora Almeida

A escritora Auxiliadora Almeida que contribui com texto “A menina”. Licenciatura em Letras – Francês, Especialista em Morfossintaxe da Língua Portuguesa, Mestrado em Estudos Linguísticos – Professora de Língua Portuguesa e Língua Francesa. Professora do grupo COGITO: cursos e assessoria educacional.

Carlos Martins

O escritor Carlos Martins contribui com o texto “Ser Mulher”. Nascido em Pedreiras – MA. Farmacêutico e especialista em Saúde Coletiva e Tecnologia Farmacêutica é servidor público federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Escritor, cronista e poeta. Autor do livro Alvorada Poética, poesia (no prelo).

Cenira Chollet

A escritora Cenira Chollet contribuiu com o texto “Iansan”. Nascida em Porto Alegre/Rio Grande do Sul é amante de literatura e cinema. Publicou seu primeiro livro em 2020, que foi o primeiro da série dos Dragões lendários, OS SETE DRAGÕES – Morning Star. Participando em março de 2021 da Coletânea Mulheres Maravilhosas Volume I e II.

Daniel Bezerra

O escritor Daniel Bezerra contribuiu com o texto “Simplesmente Mulher”. Ele é graduado em Letras, UFRN e Direito, FAL, Natal/RN. Professor do Governo do Rio Grande do Norte. Publicações nas Revistas de Ouro, Folha Poética do RN, Recanto das Letras, Antologia Poética: Lua Cheia – SPVA/RN, Literarte Celebra o Nordeste brasileiro, RJ. Membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-SPVA/RN.

Divani Medeiros

A escritora Divani Medeiros contribuiu com os textos “Mulher: Força e Resiliência e Mulher: Ser de Luz e Sabedoria”. Graduada em História, pós-graduada em Processos Educacionais pela UFRN, Educação do Campo Saberes da Terra IFRN, Educação Profissional Integrada à Educação Básica Modalidade Educação de Jovens e Adultos, PROEJA, IFRN. Nasceu em Várzea- PB. Sempre teve paixão por poesia. Além de professora atua como Assessora Pedagógica na SEEC/RN.

Elessandra Ferrari

A escritora Elessandra Ferrari contribui com o texto “Metamorfose”. Professora de Educação Infantil, pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar. Busca em sua profissão, em seu papel de mãe e esposa inspiração para seus escritos. Característica de toda mulher, é sonhadora e muito emotiva, sendo assim traduz em palavras os seus sentimentos. A poesia transborda o que já não cabe em seu coração.

Fatima Mota

A escritora Fatima Mota contribuiu com os textos “De malas e bagagens” e “Dos silêncios tantos – ranhura nos ouvidos femininos”. Nasceu em Fortaleza/CE, mora no RN desde 1978, poeta, artesã, professora, avó de Maria Yasmin. Já participou de várias Antologias, com crônicas e poemas. Publica seus textos nas mídias digitais. Atualmente organizando seu livro solo. Escrever e ler, são combustíveis para a vida.

Fátima Soares

A escritora Fátima Soares, traz o texto “Inventario”. Nasceu e viveu em Recife. É professora aposentada, poeta, arte-educadora, escritora. Já publicou quatro livros individuais e poemas, contos e crônicas e diversas coletâneas. É idealizadora do projeto LIVRO ABERTO Sebo Itinerante e participante do Movimento Mulherio das Letras.

Flávia Arruda

A escritora Flávia Arruda contribui com o texto “Ao rasgar as vestes da alma”. Ela é nascida em (Mossoró/RN, 1971). Pedagoga pela UERN. É servidora pública estadual. Publicou o livro de crônicas As Esquinas da Minha Existência (Sarau das Letras, 2015). Participou de diversas Antologias e Coletâneas Literárias. Atualmente, escreve para o jornal De Fato; Jornal Ponto de Vista e o Blog Cultura em Pauta.

Garcia Emanuel

O escritor Garcia Emanuel contribuiu com os textos “Mulher sozinha”, “Mulher” e “Perfume”. 35 anos de idade. Natural e residente na cidade de Natal/ RN. Poeta e escritor. Escreve desde os seus 15 anos de idade. Já contabilizou cerca de 350 poemas escritos, sendo destes, 86 selecionados para fazerem parte do primeiro livro a ser publicado. Projeto que segue em andamento para publicação. Também tem em execução um romance policial a ser finalizado, sendo este para publicação futura.

Gercimar Martins

O escritor Gercimar Martins contribuiu com o texto “O poder da mulher”. Natural de Rio Verde – GO (1993), Gercimar Martins é Poeta, Escritor, Professor Universitário, Administrador, Mestrando em Educação pela UFU, autor de 5 livros de poemas e amante da Literatura. Membro da ALUBRA, AIL, AILB, CBJE, FEBACLA, AILAP, LITERARTE, NAISLA, Movimiento Poetas del Mundo e, Membro Fundador da ACLEMOD – Associação Cultural, Literária e Educacional Mãos e Olhares Diferentes.

Hegos

O escritor Hegos é o pseudônimo do cordelista Hélio Gomes Soares ele contribuiu com o texto “A mulher nua”. Nascido na cidade de Areia/PB, crescido em Guarabira/PB, o poeta foi para Natal/RN com seus pais, no final da década de 1960. Nas artes e cultura faz desenho (charges e caricaturas), pintura, música (composições) e cordel. Publicou suas primeiras obras de cordel a partir de 2007.

Jeane Borges

A escritora Jeane Borges, contribuiu com o texto “Escolhas Feministas”.  Ela se denomina como “uma mulher em busca de si mesma”. Pernambucana, feminista, graduada em Letras e Jornalismo pela UFPB.

Jeane Tertuliano

A escritora Jeane Tertuliano trouxe o texto “Bem-me-quero”. Alagoana, feminista, poeta, prosadora e colunista na Revista Ser Mulher Arte. Embaixadora Imortal da Paz e Doutora Honoris Causa em Literatura, é autora dos livros “(In)sanidade Lírica” e “Desnudar do Eu”. Personalidade Cultural e Destaque Social do Ano, foi selecionada no Prêmio Alma de Poeta.

Joelma Correia

A escritora Joelma Correia contribuiu com o texto “A mulher do sertão”. Nascida em São Paulo/SP. Apaixonada por Poesia, Disciplina Positiva e Comunicação Não Violenta. Gosta de pesquisar, estudar, escrever e aprender, também aprecia a arte de fotografar. Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, Coordenação Pedagógica e Mídias na Educação, é Professora e Suporte Pedagógico na rede pública de ensino.

Marluce de Paula

A escritora Marluce de Paula contribuiu com os textos “Mortas Marias”, “Meninas de Igual pra igual”, “Sou o que quero”. É professora. Tem cinco filhos e um neto, suas pérolas. Escreve desde a adolescência, herdou a veia poética do seu pai Manoel Peixoto e da sua mãe, Mercês, a bravura da luta pela vida.

Neuba Maria

A escritora Neuba Maria corroborou com o texto “Mulher: um ser imensurável”. Nasceu em 25 de agosto de 1969 no município de Rio Verde – Go. Filha de Sebastião Guedes da Silva e de Maria Aparecida da Silva. Ocupante da cadeira n° 33 da ALESG – em 2016. Professora de Língua portuguesa. Graduação em Letras e Especialização em Letras.

Neusa Bernardo Coelho

A escritora Neusa Bernardo Coelho contribuiu o texto “Pássaro Sedutor”. É farmacêutica, poetisa e historiadora, natural de Palhoça/ SC. Autora e coautora de 60 obras literárias. Membro Academia de Letras de Palhoça; AJEB/SC; ALB/SC, FEBACLA; Cultive; Literarte; Luminescense; Mágico Oz; N.A.L.A.P; AILAP; NAISLA; Belas Artes RS; São Pedro Aldeia. Colunista Jornal Cultural ROL e https://portalpalhoca.com.br

Odenir Follador

O escritor Odenir Follador escreveu o texto “Poema às mulheres”. Poeta, escritor, trovador e professor. Formação: Técnico em contabilidade; Ciências; Letras Português/Inglês e Pós-graduado em Neuroaprendizagem. Participante de Academias Nacional e Internacional. Autor dos livros: “Memórias de Infância e “História da Asmire. Participações em Coletâneas, Antologias, jornais e periódicos.

Ozany Gomes

A escritora Ozany Gomes contribuiu com o texto “Ser Mulher”. Graduada em Pedagogia (UNIFacex) e especialista em Leitura e Produção de Textos (UFRN). Vice-Presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN). Coordena vários projetos literários e culturais, além do projeto Poetas na Escola. Organizou várias antologias literárias da SPVA/RN e colabora, como editora, com a OW Edições. Participou, como coautora, de várias antologias literárias locais e nacionais. Publicou o livro de literatura infanto-juvenil “As aventuras de Nizinha e Yone” (2021).

Paulo Dias

O escritor Paulo Dias contribuiu com o texto “8 de março”. Nascido na cidade de Natal /RN, bacharel em Teologia pela Faculdade Heitor Sales e graduado em Língua Portuguesa pelo Instituto Presidente Kennedy /RN. Escreve poemas e cordéis que promovem a justiça e a desigualdade social entre as classes.

Paulo Meireles

O escritor Paulo Meireles contribuiu com o texto “A força de Mulher”. Professor e escritor. Natural de Natal, mas considera-se de Nova Cruz. É matuto com muito orgulho. Tem três livretos publicados. Faz vídeos com poemas e publica na sua página no Instagram

Pedro Neto

O escritor Pedro Neto trouxe o texto “Mais que uma flor” e “Maria dos Prazeres”. Músico, poeta e Bacharel em Ciências Sociais pela UFRN. Nasceu em Natal/RN e começou sua carreira na década de 80. Tem uma forte ligação com o samba e com a bossa-nova, mas é eclético, interpreta e compõe outros gêneros da MPB e jazz. Lançará o seu primeiro disco no dia 2 de setembro dentro da programação de aniversário do Clube do Samba Potiguar que o homenageia em 2021.

Raquel Sobral

A escritora Raquel Sobral, contribuiu com o texto “Linha com nós. Graduada em biologia e mestranda em Ciências Florestais. Casada. Veio de família de talentosos escritores, onde conheceu a paixão pela leitura desde cedo. Escritora amadora, que gosta de escrever sobre as generalidades do próprio conceito de existir. Acredita que a liberdade proporcionada pela poesia, resgata qualquer mente cativa.

Rita Cruz

A escritora Rita Cruz trouxe o forte texto “Feminicídio” e “Ser mulher”. Nasceu na cidade de Acaraú/CE, é pedagoga, pós-graduada em Educação Infantil, graduanda em Letras, cordelista, escritora, poeta, contadora de histórias e artesã; Membro da Casa do Cordel, da SPVA – Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, membro da UBE- União dos Escritores Brasileiros.

Rozane Fermino

A escritora Rozane Fermino trouxe o texto “Conselho”. Professora formada em Letras. Poetisa. Feminista. De Major Gercino – SC, reside em São João Batista – SC. Apaixonada por leitura, desafios e verdades, escreve seus versos como forma de deixar sua marca no universo, através das palavras e da poesia.

Veronica Stivanin

A escritora Veronica Stivanin trouxe o texto “Força”. Administradora, Redatora e Escritora. Autora dos seguintes títulos: As cartas que eu não mandei – Chiado Books; Eu pensei hoje… – Clube de Autores; Gestão de Pessoas é coisa de Jovem, Sim! – Clube de Autores; Contei, mas é segredo! – Clube de Autores; Resgatando Meu amor – Clube de Autores

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

7 Comments

  • Wile

    Nossa parabéns pelo trabalho e pela iniciativa de dar voz a essas mulheres que muitas delas estão caladas e desamparadas. E que possamos olhar mais para elas e desvirar os olhos de nós mesmos. Se importar com o próximo e ajudar é uma tarefa que nós podemos fazer.

  • Maria Silva

    Que projeto incrível, com mulheres determinadas e inspiradoras. Que voe alto, para que possa chegar ao maior numero possível de pessoas. Parabéns a todas. Parabéns Patricia pela inciativa. Sucesso nessa sua jornada.

  • Poly

    Muito legallll 👏👏👏:D

  • Patrícia de Almeida Dantas

    Perfeita iniciativa do Blog Papo Cultura, na pessoa do jornalista Sérgio Vilar. Esse é um mecanismo de informação e cultura de altíssimo nível. Gratidão por apoiar a valorização da mulher na sociedade!

    • Sérgio Vilar

      Valeu, Patrícia. Espaço sempre aberto à temática e às boas iniciativas!

  • Ana Mendes

    Foi maravilhoso aderir a este movimento literário com esta obra maravilhosa como as pessoas que nela entraram. O nossa organizadora ultra profissional está de parabéns . Para que nelas se toquem… nem com uma flor 🌺

  • Alessandra Ribeiro da Silva

    Iniciativa louvável, estão de parabéns!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês