O estudante do 6º período de Direito do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Igor Ramos, apresentará, entre os dias 26 e 28 de novembro, um pôster no 23º Congresso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), em São Paulo. O trabalho, intitulado A economia do crime no pseudoanonimato do blockchain : criptoativos, lavagem de dinheiro e a Lei 14.478/2022, foi desenvolvido em coautoria com o aluno Lucas Ian Barros.
A pesquisa analisa como a tecnologia blockchain , apesar de oferecer segurança e transparência às transações, também abre brechas para a prática de crimes econômicos, como a lavagem de dinheiro, devido ao pseudoanonimato e à descentralização do sistema. O estudo destaca ainda os avanços e limitações da Lei 14.478/2022, que criou o marco legal dos criptoativos no Brasil.
Além de discutir os riscos, Igor ressalta os benefícios da tecnologia, como a redução de custos e o aumento da transparência nas operações financeiras. A experiência, segundo ele, contribui diretamente para sua formação acadêmica e reforça o compromisso do UNI-RN com a produção científica e o debate de temas atuais do Direito.
Serviço:
23º Congresso Nacional do CONPEDI
Tema: Os caminhos da internacionalização e o futuro do direito
Data: 26 a 28 de novembro
Local: São Paulo (SP)
Apresentação: A economia do crime no pseudoanonimato do blockchain : criptoativos, lavagem de dinheiro e a Lei 14.478/2022
Autores: Igor Ramos e Lucas Ian Barros – Curso de Direito do UNI-RN
