alexandre_atmarama

Violonista Alexandre Atmarama lança novo ábum

14 de abril de 2021Música, Image

Alexandre Atmarama, um dos conceituados violonistas do RN, lança nessa quinta-feira, 20h, o seu mais novo trabalho, o álbum de violão instrumental Dança Remota. O lançamento acontecerá no canal do selo Mudernage no Youtube, ocasião em o álbum poderá ser apreciado publicamente pela primeira vez.

O álbum contêm 10 peças instrumentais de autoria de Atmarama interpretadas por ele mesmo ao violão solo. Conta ainda com participação mais que especial do músico Fabio Presgrave, que na música KRIPA toca cello em duo com o violão de Alexandre.

Dança Remota

Esbanjando técnica sem perder a candura, o álbum passeia pelas diversas inquietudes musicais do violonista/compositor.

A intensidade contemporânea de Surya (Ostinato I) é imersa em polifonias e repetições intrigantes.

Dança Remota, música que dá título ao trabalho tem inspirações na infância do violonista, época em que morava nas proximidades de um bloco de tribo de índios e ao longe escutava os ensaios daqueles ritmos ancestrais.

Tempero Brasileiro, explora brasilidades nas sutilezas do samba.

Parcela das músicas possuem título em Sânscrito, aspecto que surge naturalmente nas obras de Atmarama por ele ser também estudioso da filosofia oriental. Nesse sentido temos: Shanti (paz), Bhumi (terra), Vayu (ar), Kripa (compaixão), entre outras.

Alexandre Atmarama

Alexandre Atmarama iniciou seus estudos musicais formais em 1978 na EMFURN. Além de compor e executar músicas ao violão solo, desenvolve técnicas direcionadas ao instrumento.

Através do Programa BNB de Cultura lançou em 2008 o seu primeiro disco, o CD “IMALT” – técnica/termo criado por ele para designar uma forma particular de ataque às cordas do violão com a mão direita. O disco à época foi recebido na mídia nacional com sendo uma das boas novas da música instrumental brasileira.

O seu livro “12 canções para violão” foi lançado pela editora da UFRN em 2008.

Em 2011 lançou o CD Vina encartado em um livro com partituras das músicas.

Em 2013 e 2014, recebeu o prêmio FEMUCIC do Festival SESC de Música Cidade Canção (PR).

Em 2018 lançou a Websérie Alexandre Atmarama – IMALT 10 anos.

Além de suas apresentações solos, Atmarama integra ocasionalmente o grupo potiguar Atmadas.

Confira o álbum Dança Remota:

O álbum Dança Remota foi realizado pelo projeto Violão Potiguar, contemplado com nota máxima no EDITAL Nº 08/2020 – FJA – Fomento Á Cultura Potiguar 2020 – Lei Aldir Blanc. As músicas estarão disponíveis no Youtube como também nas principais plataformas de música, podendo a população frui-las na hora e dia que seja mais conveniente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *