O fotógrafo e jornalista John Nascimento apresenta a seguir, um ensaio fotográfico da peça ‘Sal, Menino Mar‘, montada pelo grupo teatral Facetas, Mutretas e Outras Histórias e encenada na Casa da Ribeira.
A peça conta a história do menino Sal e suas aventuras no fundo do Oceano para combater um mostro que está destruindo o mundo com lixo. Num espetáculo dinâmico que não dispensa uma boa interação com a plateia.
O Grupo Facetas criou o espetáculo pensando em questionar e refletir sobre o comportamento humano e suas inter-relações, meio ambiente e preservação. Inspirados pelo livro “Mar doce Lar”, escrito por Liana F. Mendes e Fernando Suassuna para a Ong.Oceânica, como forma de sensibilizar crianças sobre a pesca predatória, fauna marinha e descartes de resíduos no mar.
Sal é uma criança apaixonada pelo mar, vive numa prainha, passa o tempo livre na praia, ao mesmo tempo que se banha nas águas e conhece os seres que vivem no mar. Um dia ele ouve a voz de uma concha pedindo ajuda.
De repente, a praia começa a ser invadida por um monte de lixo. Então, Sal o Menino Mar, para descobrir o que está acontecendo, se aventura nas profundezas. Entre os seres marinhos descobre que a mudança do planeta depende de nossas atitudes na terra, no mar e, principalmente, na nossa consciência.