Quem gosta de fotografia e artes visuais em Natal já deve conhecer ou ter ouvido falar do Margem Hub de Fotografia. Completando 5 anos de atividades no final de 2022, o espaço cultural já promoveu e abrigou diversos projetos, exposições, feiras, shows e atividades educativas nas artes visuais. A novidade é que João Oliveira e Paula Lima, empreendedores e idealizadores do Margem, adquiriram um imóvel para abrigar a sede própria do centro cultural.
O negócio criativo já passou por outras duas sedes alugadas, a primeira numa casa de amplo terreno próximo ao Shopping Midway e a segunda em uma casa dos anos 1950 na esquina da Avenida Rodrigues Alves com a Rua Mossoró, no Tirol.
O novo Margem funcionará na Rua da Sheelita, número 59, em Lagoa Nova, próximo à Defensoria Pública e ao Arena das Dunas, paralelo à Avenida Senador Salgado Filho na altura do viaduto do Quarto Centenário.
Outra novidade é que o espaço ampliará suas ações para novas áreas do campo artístico e criativo. Segundo Paula Lima, “nós já trabalhávamos com diversas linguagens artísticas e parcerias com produtores dos mais diversos campos da cultura, embora nosso foco tenha sido a fotografia desde sempre. Esse caráter não se perderá, pois continuaremos com estúdio fotográfico e com nossos projetos no campo da fotografia, mas consideramos muito importante abrir o espaço para outras áreas, até porque tudo faz parte da arte potiguar, como as demais manifestações das artes visuais, o audiovisual, a música, literatura e performance, por exemplo”.
Margem Hub
O Margem Hub é um espaço cultural que funciona sem financiamento público e atua no campo da economia criativa, tendo recebido o Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa da Fundação Joaquim Nabuco (MEC) em 2020.
Nesses quase cinco anos de funcionamento, metade se deu durante a Pandemia, o que obrigou mudanças de rumo para o empreendimento.
Segundo João Oliveira, sócio e diretor do espaço, “esse último período foi avassalador para a cultura, mas resistimos e continuamos aqui, mesmo faltando apoio do poder público mais perene para que espaços culturais potiguares se mantenham e alcancem seu vigor. Mas não podemos perder de vista o potencial econômico da cultura e a importância fundamental dos espaços independentes para a cena artística da cidade e do estado, para manter a autonomia dos artistas, um caminho menos burocrático para a circulação da arte e estímulo do empreendedorismo cultural.”
Nesse espírito o Margem Hub promete reabrir e agitar a cena artística da cidade do Natal com eventos, exposições e programações culturais, além de integrar nessa nova roupagem um ambiente de trabalho colaborativo/coworking e escola integrada de artes. O centro cultural manterá sua atuação na educação, além de ser um espaço aberto a oficinas e workshops nas mais diversas áreas.
A programação de reabertura do Margem Hub se estenderá durante o mês de setembro, começando no dia 03/09/22 com a vernissage da exposição “Onde se esqueceu de lembrar”.
Inauguração do Margem Hub em novo espaço
QUANDO? 3 de setembro (sábado), a partir das 18 horas
ONDE? Rua da Sheelita, 59, Lagoa Nova
QUANTO? Gratuito