Apenas quatro anos atrás uma comitiva de nove escritores potiguares realizaria um feito histórico: a participação inédita como representantes brasileiros na Feira Internacional do Livro de Havana, na ilha do então comandante Fidel.
Uma verdadeira saga foi necessária para viabilizar o projeto. Um ano de tentativas, conversas e busca por patrocínios em uma série de instituições públicas e privadas até a conquista de um estande de 25 m2 com toda a estrutura, passagens e hospedagem.
Esse feito será tema da mesa agendada para esta terça-feira (13) na programação do Festival Livro Vivo, Cultura Viva (Flivivo), idealizado pelo livreiro e escritor Aluísio Azevedo, um dos comandantes da comitiva do Festival em Havana.
A partir das 14h, ao vivo pelo canal do Flivivo no youtube (link logo abaixo), o tema será discutido entre Carlos Zens, Do Carmo, Olavo Queiroz, Marcos Cavalcanti, Damião Gomes, Zé Martins e João Andrade. Muitos estiveram presentes entre os mais 5 milhões de visitantes ao evento.
O Flivivo segue até sábado com programação diária, diversificada e gratuita. O destaque fica para a arte-mãe de outras tantas: a literatura e o valor simbólico do livro.
Segue o link do youtube para acompanhar ao vivo o segundo dia do Festival:
https://www.youtube.com/watch?v=svFIzwbAjJU
CRÉDITO DA FOTO: Eduardo Seidl