Palestras, oficinas e uma exposição virtual compõem a programação da primeira edição do Festival Bólide1050, que acontecerá durante uma semana (30 de janeiro a 06 de fevereiro) de maneira remota através das plataformas digitais do youtube e zoom.
As inscrições podem ser feitas através do formulário online nas redes sociais do Bólide1050. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
“A programação do festival é um convite para que estudantes, artistas, professores e a comunidade de forma geral se aproximem da arte contemporânea e ampliem conhecimento sobre as diferentes práticas possíveis nesse campo”, informam as coordenadoras do Festival Sofia Bauchwitz e Sanzia Pinheiro.
Festival Bólide1050
Todas as atividades serão ministradas por artistas, acadêmicos e profissionais envolvidos em diversos campos da arte contemporânea como forma de ampliar a noção que se tem do mundo da arte.
O Festival pretende apresentar questões que orientam as diferentes práticas em torno a esse mundo: Qual é o estado da arte hoje? Quais questões estão sendo trabalhadas pelos artistas e legitimadas pelas instituições de arte? Quais pesquisas em arte e processos criativos estão sendo defendidos pelos artistas? Que Panoramas para o futuro estão sendo imaginados?
A formação de jovens criadores e de público é um dos pilares do Bólide1050, projeto de Sanzia Pinheiro com colaboração de Sofia Bauchwitz, iniciado em 2017, com a missão de ampliar o conhecimento artístico no Rio Grande do Norte e fortalecer o contato entre a produção local e a produção de fora do Estado.
Programação
A palestra de abertura, acontece sábado, dia 30/01 às 19h, e conta com a participação de Bitú Cassundé, curador cearense com ampla atuação no cenário nacional.
Durante a semana serão oferecidas cinco oficinas ministradas por artistas emergentes e consolidados no panorama nacional e internacional, são elas:
-
- “Aquarelas, memórias afetivas em Omim” com Sheyla Ayo;
- “A intimidade como estratégia criativa” com Mariana do Vale;
- “O Acaso” com Vitorino Brasileiro;
- “Clínica Cacofônica: Episódio Fogo” com Jota Mombaça e
- “Não seja curioso!” com Fábio Tremonte.
As oficinas acontecem em dias consecutivos pela Plataforma Zoom, permitindo que os interessados possam assistir a todos os eventos.
Os encontros estão pensados para estimular a criação de obras e os resultados desses processos ficarão expostos na Galeria Virtual do Bólide1050 no Instagram.
No encerramento, sábado, dia 06 de fevereiro, as 19h o Festival terá a palestra de Maíra Endo, mediadora cultural paulistana e idealizadora do Cortex – estudos sobre a autorganização e do Hipocampo.art, um espaço de arte independente, multidisciplinar e digital, criado em 2016.
As palestras serão transmitidas pelo Canal do Youtube do Bólide 1050 e serão abertas ao público.
Temporada de Festivais do RN
Os meses de janeiro e fevereiro terão uma intensa programação de festivais de artes visuais e por isso surgiu o selo Temporada de Festivais do RN idealizado entre o Bólide 1050, Duas Estúdio de Fotografia e Margem Hub de Fotografia.
O objetivo do selo é organizar os festivais de arte contemporânea contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc RN de maneira cronológica e, assim, potencializar o alcance dos eventos no estado.
Alinhando os diferentes projetos a um selo conseguimos apoiar as iniciativas de cada espaço, fortalecer as parcerias entre espaços e agentes culturais, e garantir ao variado público do Rio Grande do Norte uma programação diversificada e especializada a cada semana, sem risco de sobrecarregar a agenda e criar grandes incompatibilidades de horário.
Festival Bólide1050
30 de janeiro a 06 de fevereiro
Natal/RN
Imagem: Mardone França
Quer receber nosso boletim diário com notícias do blog? Mande um oi para o zap 9929 6595. Mandamos apenas uma postagem por dia!