Jornada Potiguar de Leitura e Educação começa neste sábado

jornada potiguar

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Lançamentos de livros, palestras e bate-papos farão parte da 5ª edição da Jornada Potiguar de Leitura e Educação. O evento é gratuito e acontecerá de forma virtual nos dias 8 e 15 de maio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas clicando AQUI.

A Jornada valoriza a produção literária potiguar, trazendo para o público inscrito mais de 10 horas de interação com cerca de 20 autores, que irão lançar suas obras – todas produzidas no Rio Grande do Norte – durante os dois dias de evento.

Estão confirmados para o primeiro dia da 5ª edição os escritores Antônio Francisco, José de Castro, Gilberto Cardoso, Júlio Lima, Robson Renato, Beatriz Madruga, Danilo Fonetenelle e Tereza Custódio.

O evento acontecerá das 8h15 às 12h30 através da internet, com apresentações, encontros e bate-papos virtuais.

Tendo como público alvo professores, bibliotecários e estudantes de escolas públicas e privadas, as edições anteriores atraíram participantes também da Paraíba, São Paulo, Ceará e Minas Gerais. A previsão é que a quinta edição da jornada supere a marca de 800 participantes.

Sobre os Autores 

Antônio Francisco

Poeta e Cordelista da cidade de Mossoró. É membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré.

Em dezembro de 2018 recebeu a Comenda de Incentivo à Cultura Luís da Câmara Cascudo reconhecimento do Senado Federal a personalidades e instituições que tenham uma contribuição relevante ao registro da cultura e do folclore no Brasil.

Gilberto Cardoso

Poeta, prosador e cordelista é natural de Cuité/PB e tem cidadania norte-rio-grandense. Reside na cidade de Santa Cruz/RN. É educador, formado em Letras e Mestre em Literatura e Ensino pela UFRN; é cofundador da Associação de Poetas e Escritores de Santa Cruz (APOESC) e membro da Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel (ANLiC).

A sua produção textual é vasta, sendo principalmente, no campo da literatura de cordel, crônicas, contos e textos teatrais. Em 2017, organizou a coletânea APOESC em Prosa e Verso, onde reuniu textos de 50 autores. Lançará no evento a obra Fábulas e contos em Cordel, pela CJA Edições.

José de Castro

Autor mineiro-potiguar, pois nasceu em Resplendor/MG e está no Rio Grande do Norte há mais de quarenta anos. Na literatura infantil e infantojuvenil já publicou mais de dez livros. Pela Editora CJA publicou Poemas Brincantes, Apenas Palavras, O Palhaço e a Bailarina (em coautoria com Clécia Santos) e em 2019, Brincadeiras Poemantes ilustrado por Ivan Coutinho.

É membro da União Brasileira de Escritores – UBE/RN; da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA/RN; e da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas– SBPA.

Júlio Lima

Escritor, professor, cantor, compositor, ator e intérprete, é graduado em Artes – Música pela UFRN. Com mais de mil composições produzidas, obteve cinco prêmios no festival de música MPBECO.

É mestre em composição e criatividade no Programa de Pós-graduação em Música da UFRN e pela Escribas Editora lançou o livro “Caio na Terra da Música”, uma fantasia na qual tenta imaginar um mundo sem música para incentivar o ensino de música nas escolas.

Robson Renato

Poeta e Professor, natural de Pau dos Ferros. Possui três livros lançados e mais de 20 cordéis publicados. Graduado em Geografia, amante da natureza e defensor da cultura, procura colocar poesia em tudo o que faz e colecionar amizades por onde passa. Lançamento: João Lave as Mãos (Editora M3).

Bia Madruga

Beatriz Madruga é professora, psicóloga e escritora. Formada em Letras e Psicologia e Mestre em Literatura Comparada pela UFRN, lançou os livros “Os Monstros estão aqui” pela M3 editora, “Aos Pedaços com tudo” e “Em fim, nós”, estes pela Escribas Editora.

Danilo Fonetenelle

Juiz federal, professor universitário, mestre e doutor em Direito. Autor de diversos livros jurídicos e do recente “o que a gente tem”, pela Editora M3.

Teresa Custódio

Nasceu em Senador Pompeu-CE/Brasil. Graduada em Letras. Em 2016, publicou “O Bálsamo”, romance duplamente premiado. Em 2018, escreveu o livro infantil bilíngue “A Vida Colorida de Vitória” e literatura de cordel. Participou com poemas, crônicas e contos para algumas antologias nacionais e internacionais.

Atualmente preside a União Brasileira de Escritores – UBE/RN. Lançamento: O Baú de Filomena (CJA Edições).

Serviço
5ª Jornada Potiguar de Leitura e Educação

Local: Ambiente Virtual – inscrições através do link https://www.even3.com.br/5jornadapotiguar/

Data: 08 e 15 de maio

Horário: Das 08h15min às 12h30

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana